“Cafés com Ciência-Sertã” regressam ao SerQ

“Insónia e riscos para a saúde” é o tema do primeiro de mais uma série de “Cafés com Ciência-Sertã”.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-03-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“Insónia e riscos para a saúde” é o tema do primeiro de mais uma série de “Cafés com Ciência-Sertã”. Realiza-se a 26 de março, a partir das 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.

 

Joana Serra irá abordar a importância do sono regular diário, da insónia e do risco que a privação do sono representa para a saúde física e mental. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, alzheimer ou doenças psiquiátricas. 45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

 

Médica psiquiatra no Centro Cirúrgico de Coimbra, Joana Serra é especialista em Medicina do Sono. Integra, desde 2004, a equipa multidisciplinar do Laboratório de Estudos de Patologia do Sono e, posteriormente, do Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. É também responsável pela Consulta de Psiquiatria do Sono no Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Os “Cafés com Ciência-Sertã” são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. Com participação gratuita, os “Cafés com Ciência-Sertã” decorrem na última terça-feira de cada mês, das 18 às 19 horas, no auditório do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

PUB

PUB

PUB

PUB