Castelo Branco: Autarquia lança Percursos de Observação de Aves

A Câmara Municipal de Castelo Branco promove nos dias 29, 30 e 31 de março a iniciativa Birdwatching Castelo Branco.

  • Região
  • Publicado: 2019-03-12 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco promove nos dias 29, 30 e 31 de março a iniciativa Birdwatching Castelo Branco.

Num ambiente de festa e partilha, observadores de aves de todo o país, serão convidados a realizar diversos percursos à descoberta das aves, das paisagens e dos habitats de Castelo Branco. A iniciativa culminará com uma exposição fotográfica a realizar posteriormente, documentando os diferentes momentos do evento, bem como algumas das espécies observadas.

Considerando o elevado, e amplamente reconhecido, potencial do concelho de Castelo Branco em termos de património natural e biodiversidade, o município está empenhado em desenvolver com os agentes e atores locais uma estratégia para tornar Castelo Branco um destino de referência para o birdwatching em Portugal.

Recorde-se que o ecoturismo ou turismo de natureza é um conceito muito vasto, que abarca um grande número de atividades no âmbito daquilo a que a International Ecotourism Society – TIES ( 1990), define como “ viagens a áreas naturais que conservam o ambiente e contribuem para o bem-estar das populações locais”.

Neste mercado generalista a observação de aves constitui o mercado especializado mais popular, que envolve a deslocação de milhares de pessoas, em viagens de curta ou longa distância.

Na Europa existem já algumas companhias especializadas que oferecem diversas escolhas à escala global, por outro lado há muitas pequenas empresas a operar a um nível regional e local. As áreas protegidas e associações de conservação ou gestão de áreas com interesse natural, têm vindo também gradualmente a criar estruturas de alojamento e interpretação destinadas aos observadores de aves, e as autoridades nacionais e regionais com competências no turismo têm vindo a desenhar estratégias para o ecoturismo, nas quais a observação de aves surge como um dos grandes focos.

Portugal não tem estado à margem desta realidade e destas oportunidades de negócio, tendo o Turismo de Portugal criado diferentes mecanismos de apoio e, incentivos a ideias e projetos enquadráveis na oferta de Turismo de Natureza, muitos dos quais abarcam a área do birdwatching.

Recentemente a Estratégia Turismo de Portugal 2027 promovida pelo Governo aponta claramente um eixo de valorização dos territórios e comunidades, no qual são definidos projetos prioritários nas seguintes áreas: Conservar, valorizar e usufruir o património histórico-cultural e identitário; Valorizar e preservar a autenticidade do País e a vivência das comunidades locais, Potenciar economicamente o património natural e rural e assegurar a sua conservação, Promover a regeneração urbana das cidades e regiões, e o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios/destinos.

A atividade é cofinanciada pelo Centro2020/Provere/Inature.

PUB

PUB

PUB

PUB