Por: Diário Digital Castelo Branco
No próximo sábado, dia 2 de março, o auditório do Centro Cultural de Alcains acolhe o encontro “Democracia(s) XXI”, promovido pela JSD Distrital Castelo Branco e Paulo Rangel vai estar presente.
No próximo sábado, dia 2 de março, o auditório do Centro Cultural de Alcains acolhe o encontro “Democracia(s) XXI”, promovido pela JSD Distrital Castelo Branco e Paulo Rangel vai estar presente.
Segundo o comunicado a que o DDCB teve acesso, este fórum conta com mais de uma dezena de oradores reconhecidos a nível nacional e internacional.
Os trabalhos terão início às 10h30 com a sessão de boas-vindas onde participarão o Presidente da JSD Distrital Castelo Branco, Hugo Lopes, o Presidente do PSD Distrital Castelo Branco, Manuel Frexes e a Presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes.
Pelas 11h, Pedro Duarte, Corporate, External & Legal Affairs Director da Microsoft Portugal, fala sobre “o trabalho do futuro e o futuro do trabalho: e- democracia, robótica e inteligência artificial”. Às 11h30, o painel “a democracia é uma surpresa? Brexit, Trump e Bolsonaro” conta com a participação de Diogo Agostinho, Economista, Escritor e Colunista do Expresso. A manhã termina com ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Vice-Presidente do PSD, Manuel Castro Almeida, que falará sobre “os fundos europeus para a coesão”.
O almoço contará com o Eurodeputado do PPE e cabeça de lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, onde os “desafios da democracia Europeia” estarão em análise. Ao mesmo tempo e com o mesmo tema estará, noutro restaurante da vila de Alcains, Eugénia Gambôa, docente da Universidade Católica Portuguesa na área das Políticas Públicas e das Relações Internacionais.
À tarde, os trabalhos são retomados pelas 15h30, com o tema “democracia aberta: cidades inteligentes do futuro, no presente”, com a participação de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais. A moderação estará a cargo de Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara do Fundão.
O último tema em discussão será a Coesão Territorial, como rampa de lançamento para o Congresso Nacional da JSD sobre o tema que será no distrito de Castelo Branco, de 30 a 31 de março. Em debate estará Helena Freitas, ex-Coordenadora da Unidade de Missão Para a Valorização do Interior e que se demitiu por falta de apoio político do Governo para o Interior, Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda e também Presidentes dos Autarcas Social Democratas e Fundador do Movimento Pelo Interior, e Carlos Maia, Presidente do IPCB entre 2009 e 2018 e membro do Conselho Estratégico Nacional do PSD.
“Só há verdadeira democracia com cidadãos que participam e para participar há que estar informado”. Lê-se no texto.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet