Penamacor acendeu Madeiro e multidão juntou-se para comemorar a tradição

O Madeiro de Penamacor foi aceso no domingo, dia 23, com uma multidão a assistir ao ato. Este foi o ponto alto do evento, este fim de semana prolongado, que está a entrar na reta final.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-12-25 00:00
  • Por: Jornal

O Madeiro de Penamacor foi aceso no domingo, dia 23, com uma multidão a assistir ao ato. Este foi o ponto alto do evento, este fim de semana prolongado, que está a entrar na reta final.

Antes, pelas 21:00, atuou a Banda Filarmónica da Aldeia de João Pires e pouco depois atuou o Saint Dominic’s Gospel Choir, na Praça Vila Madeiro. Pelas 18:00, decorreu a segunda edição da Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro. Depois de no ano passado a receita ter revertido a favor das vítimas dos incêndios, este ano, o valor das inscrições reverteu integralmente para os Bombeiros Voluntários de Penamacor. Já na Tenda “Natal na Floresta”, pelas 20:30, teve lugar uma sessão de life cooking, com o conhecido chefe Valdir Lubave.

O evento termina pelas 17:00 de hoje, dia 25. De recordar que o primeiro fim de semana do Vila Madeiro foi vivido em ambiente de festa na vila de Penamacor. O momento alto foi o desfile, no sábado, que contou com uma multidão de pessoas a assistir. Foram mais de duas dezenas de tratores que depositaram a lenha que carregavam junto do adro da Igreja Matriz. O evento arrancou na sexta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 14:00, com a abertura do Mercado de Natal. Pelas 15:00, coube ao Presidente do Município, António Luís Beites Soares, a inauguração do evento. Nessa noite, atuou o artista Ruizinho de Penacova e a Orquestra Académica Já b'UBI & Tokuskopus - Tuna Masculina da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, numa festa que contou também com a atuação de grupos espontâneos, tudo no Recinto de Nossa Senhora do Incenso.

Já no sábado, decorreu o Baile da Malta do Madeiro com o duo Artur e Márcia, na Casa do Povo. No dia 9, domingo, o momento mais esperado foi a atuação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão, pelas 17:00. O evento regressou no dia 15, sábado, com o 5º Passeio Equestre/1º Orihorse. Pelas 17:00 do mesmo dia, decorreu o 2º Encontro dos Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, com a atuação do Grupo Modas Antigas, do Rancho Folclórico Mondadeiras da Casa Branca, dos Cavaquinhos da Rebordosa e do Rancho Típico de Vila Nova. Finalmente, pelas 21:00, aconteceu o Concerto de Natal dos Alunos do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão. Já no dia 16, teve lugar o Passeio Pedestre “Natal na Floresta”, com a plantação de 50 árvores autóctones na Mata Municipal. Pelas 11:00, decorreu o Encontro de Natal de Idosos do Concelho - Natal Sénior. Ainda inseridas no Penamacor Vila Madeiro, decorrem ou decorreram outras atividades, como a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal, o 3º Orimadeiro e a habitual festa de natal dos mais pequenos, subordinada à temática Natal na Floresta - Guardiões da Natureza em Festa, que envolveu, no dia 14 de dezembro, alunos do primeiro ciclo e dos jardins de infância do concelho. Durante os três fins de semana em que decorreu o evento houve animação de rua, com atuação de grupos.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB