Por: Diario Digital Castelo Branco
Este ano o Jardim de Infância Quinta das Violetas realizou a sua Festa de Natal, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco. A celebração do Natal faz parte das vivências familiares da nossa comunidade e por isso nos motiva, anualmente, para desenvolvermos atividades em que o tema central é o Natal.
Este ano o Jardim de Infância Quinta das Violetas realizou a sua Festa de Natal, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco.
A celebração do Natal faz parte das vivências familiares da nossa comunidade e por isso nos motiva, anualmente, para desenvolvermos atividades em que o tema central é o Natal.
A exploração da sua história, os valores nela contidos, as tradições, as decorações dos ambientes, a mensagem pela música são alguns conteúdos que fizeram parte da programação e desenvolvimento da atividade pedagógica dos grupos.
A par da atividade dos grupos, as educadoras prepararam um programa, com diferentes apresentações pelas crianças, contando também com a colaboração dos professores de música, do professor Rui Barata e da professora de dança criativa, professora Raquel Mendes, e ainda da participação do grupo de Teatro dos alunos dos 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da ETEPA, sob orientação da professora Zélia Duarte.
As educadoras pretendiam aliar esta temática aos valores implícitos no seu Plano de Atividades, e assim surgiu a ideia de integrar os valores da proteção da natureza através de uma opereta. O papel foi assumido por todos, educadoras, assistentes operacionais e, claro, as crianças, revelando um grande empenho e motivação na aprendizagem de todas as músicas.
Quando se abriu o pano, as crianças, acompanhadas por todas as educadoras, assistentes operacionais e duas estagiárias, brilharam na representação das várias cenas da opereta, executaram o que foi previamente aprendido, surpreendendo pela bela apresentação de grupo, executada com uma “grande responsabilidade”. Seguiu-se a apresentação de duas danças, com a orientação da professora Raquel Mendes, nas quais as crianças demonstraram a alegria dos movimentos que acompanhavam o ritmo das músicas. Depois, com a orientação do professor Rui Barata, fez-se de novo silêncio para se ouvirem cantar as músicas de Natal que tão bem expressaram a época vivida.
Fechou-se o palco e quando reabriu todos pudemos assistir à peça de teatro “Milfins”, que transmitia também uma mensagem de proteção da natureza, e dos cuidados a ter para o desenvolvimento da floresta. A participação do grupo de alunos da ETEPA terminou com um momento muito apreciado pelas crianças, o momento musical “Frozen”, durante o qual as crianças cantaram entusiasmadas, acompanhando a música.
Finalmente chegou o Pai Natal, que as crianças receberam com muito entusiasmo e alegria, aceitando uma pequena prendinha de Natal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet