Por: Diario Digital Castelo Branco
Em pleno funcionamento, os três Espaços do Cidadão do concelho de Proença-a-Nova foram inaugurados oficialmente pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins e pelo presidente da Câmara Municipal, João Lobo.
Em pleno funcionamento, os três Espaços do Cidadão do concelho de Proença-a-Nova foram inaugurados oficialmente pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins e pelo presidente da Câmara Municipal, João Lobo.
Resultado do protocolo celebrado entre a Agência de Modernização Administrativa (AMA) e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, estes Espaços do Cidadão integram uma rede complementar às das Lojas do Cidadão e têm como objetivo facilitar o acesso aos cidadãos a serviços da administração pública, colmatando “o encerramento de serviços públicos verificados nestes territórios, sendo de louvar quando voltamos a ter a presença da administração perto dos utentes”, declarou na ocasião o presidente da autarquia, João Lobo.
Garantir a proximidade entre a Administração pública e o cidadão é a ideia basilar deste projeto, tal como explicou o Secretário de Estado das Infraestruturas, estes “são espaços complementares através de um atendimento assistido, que permite o acesso ao cidadão a uma economia digital e contribui ao mesmo tempo para a literacia digital. É com muito orgulho que estou nestes espaços, pois é mais um passo consolidado na diversificação de serviços da administração pública de proximidade, tornando a economia mais competitiva e a sociedade mais inclusiva”.
Solicitar a chave móvel digital, renovar a carta condução, requisitar certidões, pedir a alteração de morada do cartão do cidadão ou o registo criminal, marcar renovação de autorização de residência para cidadãos estrangeiros, pedir o cartão europeu de seguro de doença, submeter candidaturas ao Porta 65, ou enviar documentos para a ADSE são serviços que estão disponíveis nos Espaços Cidadão, poupando tempo e deslocações desnecessárias.
Em Proença-a-Nova, o Espaço Cidadão funciona na Junta de Freguesia de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30; enquanto que em Sobreira Formosa funciona no Pólo da Biblioteca Municipal, todos os dias das 14h00 às 17h30; em Montes da Senhora, o Espaço do Cidadão funciona também no Pólo da Biblioteca Municipal, de terça a sábado, das 15h00 às 19h00.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet