Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de dezembro de 2017

Castelo Branco: Núcleo da Liga comemora 94 anos e elege novos Corpos Sociais

Por: Cristina Valente

O Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes comemorou no sábado, dia 2, mais um aniversário, 94 anos de existência de uma instituição que na região tem dado prioridade ao apoio médico aos ex-Combatentes. No mesmo dia foram eleitos os novos órgãos sociais.

O Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes comemorou no sábado, dia 2, mais um aniversário, 94 anos de existência de uma instituição que na região tem dado prioridade ao apoio médico aos ex-Combatentes.

Manuel Veloso que termina no final do ano o seu mandato, considera que foram dados passos importantes no apoio aos ex-Combatentes e suas famílias que ainda hoje sofrem as consequências da sua participação na guerra.

"Remodelámos a sede e demos condições de conforto aos sócios que ali se deslocam, associámos à sede uma biblioteca militar, que temos a guarda do acervo, do Tenente Coronel Pires Nunes, apoiámos o lançamento de livros e para nós muito importante o protocolo que fizemos com a ULS de Castelo Branco" afirma Manuel Veloso.

O dia de aniversário foi também dia de eleger novos órgãos sociais, apresentou-se ao ato eleitoral apenas uma lista, liderada pelo Coronel da GNR, na reserva,  Alfredo de Oliveira Gonçalves, uma pessoa conhecedora da região.

Alfredo Oliveira Gonçalves, disse à comunicação social que o seu principal objetivo é dar continuidade ao "excelente" realizado pela direção de Manuel Veloso e considera prioritário o apoio médico e social aos ex-militares.

"Manter e se possível aumentar o apoio no que diz respeito aos ex-combatentes, sobretudo aos que estão numa situação de fragilidade no aspeto económico, social e médico, apostando nos protocolos existentes e eventualmente conseguir outros"

Alfredo Oliveira Gonçalves, pessoa bem conhecedora da região, foi eleito sábado novo presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes.

O novo responsável pretende ainda divulgar a existência de uma "valiosíssima biblioteca de história militar de que a Liga dos Combatentes em Castelo Branco é fiel depositária e fomentar a sua utilização por quem necessite no âmbito académico e por quem se interesse por essa temática".

Outras das propostas da nova direção é a dinamização de  eventos culturais, recreativos e desportivos orientados para os sócios e para a comunidade, através de concertos, palestras, tertúlias, excursões, sempre que possível em parceria com as autarquias, quando enquadrados com os objetivos interesses das mesmas.

Em 2018, o Núcleo da Liga quer ainda  assinalar o armistício do final da grande guerra, assinado em 11/11 de 1918, concretizando o concurso de trabalhos já em execução pelas escolas, relativos ao tema da grande guerra 14/18.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!