Por: Cristina Valente
A Associação Cultural e Social do Rancho Folclórico do Retaxo, cumpriu no dia 1 de dezembro os seus 36 anos. A Associação que começou por ser só Rancho Folclórico, tem promovido e preservado as tradições da localidade.
A Associação Cultural e Social do Rancho Folclórico do Retaxo, cumpriu no dia 1 de dezembro os seus 36 anos.
A Associação que começou por ser só Rancho Folclórico, tem promovido e preservado as tradições da localidade.
José Luís Pires, Presidente da coletividade, lembrou nas comemorações do aniversário o inicio da coletividade e o trabalho que tem feito ao longo dos anos
"A Associação tem vindo a crescer de forma paulatina e à dimensão que é possível todos os ano. Hoje assinalamos 36 anos de atividade interrupta, o que não é fácil numa associação que nasceu como um rancho folclórico". Afirmou José Luís Pires presidente da coletividade.
Recentemente a Associação foi desafiada por Emiliano Toste a gravar um CD para a coletânea "Folclore Português", depois de ter garantido o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, o CD foi gravado e apresentado no dia de aniversário. Este é o 41º trabalho dessa coletânea, que "pretende valorizar a nossa cultura".
Luís Correia, autarca Albicastrense, afirmou na cerimónia que é um prazer para o concelho estar representado na coletânea pelo Rancho do Retaxo, destacando o facto da freguesia e em concreto a localidade do Retaxo ter coletividades que muito bem representam o concelho.
"Esta Associação tem sabido evoluir e é uma satisfação que esteja através deste CD a representar o concelho. Agradeço à Associação do Rancho Folclórico pelo trabalho que tem realizado, temos muito gosto em ser representados nesta coletânea através do Rancho Folclórico do Retaxo", disse na ocasião o autarca albicastrense, Luís Correia.
O autarca lembrou que a autarquia tem apoiado estes grupos de música tradicional, "porque esta é a cultura do povo", e a autarquia tem feito uma aposta forte na cultura, não só na cultura tradicional, mas também nela.
"Não esquecemos o que é o nosso passado e nele perspetivamos o nosso futuro também em termos de politica cultural" o autarca admite que não é uma aposta fácil, "era talvez mais fácil fazer obra facilmente visível, mas queremos continuar com a nossa estratégia de apostar na cultura".
Miguel Vaz, Presidente da União de freguesias Cebolais/Retaxo, presenteou a Associação com uma lembrança dos 36 anos, e deu os parabéns pelo trabalho desenvolvido, afirmando que "é um orgulho ser presidente de Junta com Associações como esta e também a Filarmónica Retaxense que representam o concelho a nível nacional em vários momentos".
Na Cerimónia estiveram presentes representantes de outros ranchos Folclóricos, nomeadamente Rancho Folclorico de sarnadas de Ródão, Cebolais de Cima e Escalos de Cima.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet