Por: Cristina Valente
"O Interior é uma prioridade do governo" as palavras são de Miguel Cabrita que no passado sábado esteve em Castelo Branco, para participar numa sessão de apresentação do Orçamento de Estado aos militantes socialistas.
"O Interior é uma prioridade do governo" as palavras são de Miguel Cabrita que no passado sábado esteve em Castelo Branco, para participar numa sessão de apresentação do Orçamento de Estado aos militantes socialistas.
O responsável lembrou que já está no terreno a Unidade de Missão, e que há toda uma lógica de diferenciação positiva que admite tem que ser aprofundada.
Exemplo disso são as medidas de apoio ao emprego, que já são diferenciados para o interior.
"No âmbito do programa Portugal 2020 os investimentos estão a ser calibrados de forma a que uma percentagem cada vez maior do investimento possa vir para o interior. Este é um desafio que temos que ganhar" afirma Miguel Cabrita, acrescentando que "sem investimento não há pessoas e sem pessoas não conseguimos ter uma gestão sustentável para essas regiões, por isso o interior é uma prioridade do governo" conclui.
Hortense Martins, Presidente da Federação Distrital do PS , destacou que a politica do PS já mostra resultados e trouxe "crescimento e emprego" sem o qual "não há interior".
A deputada socialista lembra que em relação ao interior e para além das medidas já diferenciadas, há neste momento uma prioridade que se tem que sobrepor a todas as outras, "o apoio às populações afetadas pelos incêndios".
"Essa é uma prioridade, há muito para recuperar, não só as habitações, mas também a atividade económica, a agricultura de subsistência, os pequenos produtores, e penso que terá essas questões terão que ser tidas em conta para os concelhos do distrito de Castelo Branco, como está a ser feito na área de Pedrogão" afirmou a deputada eleita pelo distrito.
Hortense Martins congratulou-se com a decisão do conselho de ministros de equacionar a criação de mais 3 áreas protegidas, nomeadamente Portas de Ródão, Tejo Internacional e Serra da Malcata, "espero que esses projetos tal como aconteceu num projeto piloto na serra do Gerês estejam prontos para prevenir e proteger as zonas no próximo ano".
Hortense Martins destacou ainda o investimento que vai ser feito na linha da Beira Baixa, na continuação da eletrificação da linha, "obra parada durante 10 anos, que vai ser retomada e se tudo correr como previsto as obras arrancarão no próximo ano" afirma a deputada.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet