Por: Diario Digital Castelo Branco
O Passeio Sénior deste ano, com organização conjunta do Município de Proença-a-Nova, através do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, e Juntas de Freguesia do concelho, levou à Tapada de Mafra mais de 680 séniores.
O Passeio Sénior deste ano, com organização conjunta do Município de Proença-a-Nova, através do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, e Juntas de Freguesia do concelho, levou à Tapada de Mafra mais de 680 séniores.
“Estes passeios são a oportunidade que se dá de olharem outras localidades e desse modo enriquecerem o conhecimento individual, mas também a possibilidade de um dia diferente de rasgar a rotina, de juntarmos a comunidade, de partilharmos o dia e, dessa forma, ainda que num concelho relativamente pequeno, relacionarmo-nos com todos. Bem-haja aos participantes e para o ano esperamos mais”, afirmou João Lobo, presidente da autarquia.
Os passeios para além do seu papel lúdico, desempenham uma ferramenta crucial no trabalho do gabinete de ação social e do Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, da autarquia e juntas de freguesia, contra o isolamento social e na promoção do bem-estar dos participantes, estimulando a interação social. “Apesar de o destino ir conhecer o campo ao qual nós já estamos habituados, o convívio proporcionado pelo passeio foi muito positivo e estava muito bem organizado”, refere Assunção Costa, uma das participantes.
Com quatro datas distintas, o passeio realizou-se entre 4 e 12 de outubro. Assim, no primeiro dia participaram os residentes da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral; no dia 6 juntaram-se a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral e a Freguesia de São Pedro do Esteval; no dia 10 de outubro foi a vez da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira; e, finalmente, no dia 12 de outubro a Freguesia de Montes da Senhora. Na Tapada de Mafra, além de disfrutarem da beleza natural e apreciarem toda a fauna e flora do local, o programa da visita incluiu um circuito de comboio aos núcleos museológicos e aos cercados dos animais, um atelier de apicultura e a demonstração de aves de rapina. O dia prosseguiu com um almoço, onde não faltou a boa disposição e a música de baile, animando os participantes ao longo da tarde.
Este passeio, que se destina a pessoas com mais de 65 anos, já visitou cidades como Fátima, Mafra, Aveiro, Seia, Bombarral, Vila Viçosa, Buçaco, Marinha Grande, Nazaré ou Estremoz.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet