Por: Diario Digital Castelo Branco
Alguns dos principais pontos de interesse do concelho de Proença-a-Nova estão retratados em selos dos CTT, numa edição disponível para filatélicos e que resultou de uma parceria com o Município.
Alguns dos principais pontos de interesse do concelho de Proença-a-Nova estão retratados em selos dos CTT, numa edição disponível para filatélicos e que resultou de uma parceria com o Município.
Segundo a autarquia,as emissões filatélicas de Proença-a-Nova remetem para a gastronomia, o património histórico, o património natural e as praias fluviais. Neles estão retratados o medronho, as cerejas, a tigelada, o afogado da boda, o plangaio, o moinho do Pergulho, a aldeia da Figueira, as Portas de Almourão, a Igreja Matriz, a flor da esteva e da cerejeira e as praias fluviais do Alvito da Beira, Cerejeira e Malhadal.
Desde 1983 que os CTT mantêm uma atividade editorial regular ao publicarem anualmente o Portugal em Selos e outras edições temáticas, que hoje são raridades bibliográficas e filatélicas, retratando em cada edição vários temas, onde a sua riqueza e originalidade iconográfica constituem uma característica essencial. Na sua peculiar linguagem gráfica, os selos apresentam-se como se fossem fotobiografias de personagens históricas, imagens de um álbum de visita a museus, a lugares e paisagens naturais, são capazes de guardar a memória de um retrato coletivo e simbólico.
Os CTT representam uma infraestrutura secular de comunicações, que precedeu a era digital e sociedade em rede, pois sempre apostou em fazer do longe perto, ligando todos os pontos do mundo através da correspondência.
Para os interessados em colecionar os selos de Proença-a-Nova basta enviar um e-mail para agendacultural@cm-proencanova.pt a solicitarem o seu envio, estando os mesmos limitados às quantidades existentes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet