Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de setembro de 2017

Autárquicas/17: CDS-PP de Castelo Branco defende IC-31 e abolição das portagens na A23

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O candidato do CDS-PP à Câmara de Castelo Branco apresentou hoje um conjunto de propostas, como o IC-31 ou a abolição das portagens na A23, realçando que não dependem do município, mas que este deve pressionar a sua realização.

O candidato do CDS-PP à Câmara de Castelo Branco apresentou hoje um conjunto de propostas, como o IC-31 ou a abolição das portagens na A23, realçando que não dependem do município, mas que este deve pressionar a sua realização.

"Apresentamos um conjunto de propostas para a Câmara de Castelo Branco para os próximos quatro anos. São propostas em dois momentos, um primeiro de medidas estruturais que não dependem exclusivamente da câmara, mas que lhe compete pressionar para serem tomadas", afirmou José Pedro Sousa.

O candidato do CDS-PP, que falava durante a apresentação do programa eleitoral, explicou que apesar das medidas estruturais dependerem do Governo, o município tem a obrigação de pressionar para que estas sejam concretizadas, casos da construção do IC-31, via de ligação a Espanha, e a abolição das portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23).

"O IC-31 permitirá dar uma nova centralidade a Castelo Branco e a sua ligação a Madrid (Espanha). Outra medida é a necessidade de abolir as portagens na A23", frisou.

Já em relação a propostas dependentes do município, José Pedro Sousa quer revitalizar o centro histórico da cidade e voltar a dar-lhe vida. Para isso, propõe a criação de um gestor do centro da cidade, cujo objetivo é fazer a gestão e a dinamização daquele espaço, através da promoção de eventos.

"O antigo quartel na Devesa, um edifício emblemático instalado no centro histórico da cidade, deve ter novas valências e o espaço deve ser aberto à comunidade", defendeu.

Também o mercado municipal de Castelo Branco deve ser modernizado e valorizado: "Está um desleixo. A câmara não sabe o que fazer com ele. Há espaços fechados e os comerciantes passam frio e calor. O valor das rendas é muito elevado tendo em conta as condições disponibilizadas".

José Pedro Sousa defende ainda a instalação de republicas de estudantes no centro histórico, uma forma de aproveitar e de recuperar edifícios devolutos naquela zona e voltar a levar jovens para o local.

A antiga piscina municipal de Castelo Branco, situada na encosta do castelo, é outra estrutura que o CDS-PP quer ver reabilitada.

"A antiga piscina é um bom exemplo de 20 anos de governação socialista. Está completamente ao abandono. É urgente e prioritário revitalizar e recuperar o espaço", sustentou.

Do vasto leque de propostas, o CDS-PP defende ainda a melhoria dos transportes urbanos e para as freguesias, a criação de um gabinete do investidor e a redução do IVA, de 23 para 06%, na reabilitação de imóveis de interesse municipal ou histórico.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Castelo Branco o atual presidente da Câmara, Luís Correia (PS), Carlos Almeida (PSD), Ana Maria Leitão (CDU), José Pedro Sousa (CDS-PP) e Luís Barroso (BE).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!