Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de setembro de 2017

Bordado de Castelo Branco agora na Catedral de Manchester

Por: Cristina Valente

Vai ser inaugurada este domingo, dia 17, em Manchester, a obra concebida por Cristina Rodrigues com "o mais nobre dos bordados portugueses, Bordado de Castelo Branco", obra que vai cobrir em definitivo os altares da Catedral daquela cidade.

Vai ser inaugurada este domingo, dia 17, em Manchester, a obra concebida por Cristina Rodrigues com "o mais nobre dos bordados portugueses, Bordado de Castelo Branco", obra que vai cobrir em definitivo os altares da Catedral daquela cidade.

Dez portugueses residentes no Reino Unido irão carregar e oferecer as Frentes de Altar ao Lord-Lieutenant de Manchester, Warren Smith, e as mesmas serão instaladas nos altares durante a cerimónia.

Cumprir-se-á uma Eucaristia cantada, presidida pelo Deão Rogers Govender, que contará com a presença dos mais altos representantes da Igreja Anglicana assim como dos  representantes Católicos no Reino Unido. 

Portugal será representado pela Embaixada de Portugal no Reino Unido, pelo Consulado Geral de Portugal em Manchester e pela Câmara Municipal de Castelo Branco. Também a Família Real Britânica, o Condado e o Town Hall de Manchester estarão representados no momento solene.  

Durante a cerimónia, a Bandeira Portuguesa será hasteada pela Catedral, uma honra excecionalmente concedida a países estrangeiros. O projeto, uma parceria entre a artista e o Município de Castelo Branco consiste em sete peças têxteis em Bordado de Castelo Branco com desenhos de Cristina Rodrigues.

"Estamos orgulhosos. Trata-se de um momento simbólico na longa História de dois povos e duas nações ligados pela mais antiga aliança do Mundo, razão pela qual o orgulho é institucional, mas é também de todos os albicastrenses.

Tanto mais que, para além do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, o Victoria & Albert Museum, em Londres, possuirá a mais vasta e interessante coleção de colchas em Bordado de Castelo Branco de que há registo.” diz Luís Correia Este processo criativo resultou em aproximadamente 150 estudos até à aprovação final das autoridades britânicas e em mais de um ano de trabalho da Oficina Escola do Bordado de Castelo Branco.

“Quando decidi que seria em têxtil, o Bordado de Castelo Branco, não apenas pela sua beleza e qualidade de execução mas também pela sua História, foi a minha primeira opção. Sinto-me feliz pela forma como o projeto foi recebido e apoiado em Castelo Branco desde o primeiro momento e, após imensos estudos até à aprovação final, depois de todos os meses de trabalho que seis fantásticas bordadeiras entregaram à execução, é extremamente gratificante ver o encanto que a obra de arte tem gerado no lado britânico.” afirma Cristina Rodrigues.

Passam 60 anos desde a única Visita de Estado da Rainha Isabel II a Portugal, um momento na altura assinalado com a oferta de uma colcha em Bordado de Castelo Branco à Monarca. A cerimónia de inauguração da obra da artista portuguesa dedicada ao reinado de Isabel II e à mais antiga aliança entre dois países reveste-se, por isso, de grande simbolismo.

Após três anos entre o convite formal da Catedral a Cristina Rodrigues, a obra de arte têxtil criada pela artista e executada em parceria com o Município de Castelo Branco cumprirá a sua primeira liturgia no terceiro Domingo de Setembro, pelas 10h30.

“Estou extremamente grato pela maravilhosa doação das Frentes de Altar que, mais do que uma dádiva à Catedral, são uma dádiva ao povo de Inglaterra e renovam a amizade histórica entra as nossas duas grandes nações. Estas obras de arte, criadas e executadas em Portugal representam uma esplêndida adição à coleção da nossa Catedral e poderão ser apreciadas por todo o Mundo nas nossas exposições itinerantes. Agradeço em especial a Cristina Rodrigues, que concebeu e desenhou as novas Frentes de Altar, e ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia.

Este projeto permitiu-nos estabelecer fortes amizades e cooperações, faço votos que perdurem por muito tempo pelo bem comum e paz de todas as nações.” Afirma o Deão da Catedral de Manchester, Rogers Govender Depois de um período em exposição na Catedral de Manchester, a obra de Cristina Rodrigues integrará uma digressão mundial da coleção da Catedral que levará a obra de arte e a sua história a todos os cantos do mundo.  

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!