Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de setembro de 2017

Sarzedas : Melhoramentos na Associação de Vale Maria Dona simbolizam o renascer das cinzas

Por: Cristina Valente

A Associação Cultural e Recreativa do Vale Maria Dona, antiga Casa do Povo, na freguesia de Sarzedas, está irreconhecível depois das obras de beneficiação realizadas. Sábado, dia 9, foi dia de festa para os habitantes da localidade que puderam apreciar e usufruir do espaço, agora mais moderno e funcional .

A Associação Cultural e Recreativa do Vale Maria Dona, antiga Casa do Povo, na freguesia de Sarzedas, está irreconhecível depois das obras de beneficiação realizadas.Sábado, dia 9, foi dia de festa para os habitantes da localidade que puderam apreciar e usufruir do espaço, agora mais moderno e funcional .

Celeste Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, afirmou, que a cerimónia simbólica da reinauguração do espaço representa, "o renascer das cinzas de um povo que está habituado a sofrer, a lutar mas também a vencer" e que bem recentemente voltaram a viver momentos difíceis.

"Estamos a renascer" afirmou Celeste Rodrigues que anunciou o nascimento, na semana passada de dois bebés na freguesia.

A autarca recordou que, das 21 associações existentes na freguesia, 15 foram intervencionadas nos últimos 4 anos, e foram essas associações, que nos momentos difíceis vividos com os incêndios tiveram um papel fundamental no apoio a todos os que combatiam os incêndios.

" As associações serviram de local de refúgio, porto de abrigo, posto de comando, de vigia, de concentração, central de noticias, centro de assistência, refeitório e dormitório, mostrando que podem ser muito mais que espaços de lazer, missões que devemos ter em conta em futuras intervenções" afirmou a autarca.

Luís Correia, presidente da câmara de Castelo Branco, considerou que as associações são espaços que "ajudam a criar o sentido de comunidade, e contribuem para a autoestima das populações ".

O autarca não esqueceu também o papel fundamental que as associação tiveram nos dias em que a freguesia vivia momentos difíceis com os incêndios, "foram as associações que acolheram e ajudaram quem precisava" o que prova a importância das coletividades "nestas pequenas localidades".

Com uma estratégia de coesão territorial, Luís Correia reafirmou os investimentos feitos em todas as freguesias e assim "fortalecer a comunidade e o espirito de comunidade".

Em nome do povo do Vale Maria Dona, José Afonso, lembrou que o espaço é um dos locais mais importantes da localidade, "é aqui que tudo se passa, tudo o que é mais relevante e significativo, passa pela Casa do Povo" afirmou.

"A renovação desta Casa do Povo, dá-nos confiança no futuro da nossa aldeia" afirmou José Afonso a terminar.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!