Por: Diario Digital Castelo Branco
A ULS de Castelo Branco vai iniciar um programa de formação avançada pós-graduada para Médicos de toda a Unidade, tendo em conta que os modelos e práticas da Medicina, estão em constante adaptação.
A ULS de Castelo Branco vai iniciar um programa de formação avançada pós-graduada para Médicos de toda a Unidade, tendo em conta que os modelos e práticas da Medicina, estão em constante adaptação.
O desenvolvimento da Medicina no Mundo Moderno tem evoluído para o modelo integrado, tendo em conta o evidente aumento das doenças crónicas, sem deixar de considerar o papel inestimável da Biomedicina. Esta renovada forma de Profissionalismo em Medicina tem sido apoiada pela ecografia clínica de observação avançada, modalidade que permite tomar decisões com maior eficiência e respeitando o princípio bioético da autonomia dos pacientes. Esta abordagem consiste na utilização de uma nova aplicação da ecografia denominada "clínica", consistindo numa observação clínica dirigida ao sintoma e realizada pelo clínico que está em relação direta com o paciente.
Estão agora disponibilizados ecógrafos portáteis concebidos para esta indicação. A exigência formativa nesta nova abordagem, com a duração de um ano por médico, estará a cargo de um corpo docente da responsabilidade do Médico Gastrenterologista Eduardo Pereira, que tem a longa experiência docente nesta modalidade. Dr. Eduardo Pereira, Especialidade em Gastrenterologia.
Desta forma, a implementação da "ecografia de observação avançada" estará disponível para que o médico possa partilhar com os doentes as alterações identificadas e também com os colegas, decidindo assim, o melhor para o paciente. Deste modo, a celeridade das decisões e a melhor orientação clínica podem acrescentar uma maior satisfação e confiança entre as Instituições de Saúde / Profissionais - Utentes, com redução clara de custos e aumento de benefícios sociais.
A ULSCB acaba de investir num Ecógrafo topo de gama que irá permitir ainda, durante o corrente mês, efetuar ecografias articulares, de tecidos moles e ainda ecoguiadas para a tiroide, com a admissão de uma Médica Radiologista há pouco chegada ao HAL / ULSCB. A mesma Médica fará igualmente ecodopler de carótidas, transcraneano e dos membros inferiores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet