Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O incêndio que deflagrou em Água Formosa, Vila de Rei, na terça-feira, mantinha uma frente ativa cerca das 10:50 de hoje mas estava a ceder aos meios de combate, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.
O incêndio que deflagrou em Água Formosa, Vila de Rei, na terça-feira, mantinha uma frente ativa cerca das 10:50 de hoje mas estava a ceder aos meios de combate, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.
"O incêndio que começou ontem (terça-feira) à noite mantém-se ativo a esta hora [10:50] mas está a ceder aos meios de combate no terreno, não apresenta risco para as populações e espera-se dar este fogo como controlado até ao início da tarde", disse à Lusa o Comandante Operacional Municipal de Proteção Civil (COMPC) de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.
Segundo Sérgio Francisco, "durante a noite, o fogo chegou com maior violência às aldeias de Casal Novo e Vale das Casas, mas sem causar prejuízos humanos ou nas habitações".
Hoje, as chamas lavram "em zona de pinhal e mato, relativamente perto das aldeias de Vale das Casas, Borda da Ribeira, Casal Novo e Pereiros, mas sem perigo para as populações".
O município de Vila de Rei mantém o Plano de Emergência Municipal ativo desde as 19:30 de domingo, dia em que as chamas entraram no concelho provenientes de um sinistro em Ferreira do Zêzere, tendo obrigado a evacuação de cerca de 15 aldeias e à retirada de 112 habitantes.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, cerca das 11:20, estavam no terreno 377 operacionais, apoiados por 124 meios terrestres e quatro meios aéreos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet