Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 5 de julho de 2017

Proença-a-Nova: Unidade Móvel de Saúde regressa às praias fluviais

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova vai estar nas praias fluviais e zonas balneares do concelho para sensibilizar os veraneantes sobre os cuidados a ter com o sol e o calor, principalmente no que diz respeito aos idosos e crianças nos primeiros anos de vida, e realizar rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde. 

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova vai estar nas praias fluviais e zonas balneares do concelho para sensibilizar os veraneantes sobre os cuidados a ter com o sol e o calor, principalmente no que diz respeito aos idosos e crianças nos primeiros anos de vida, e realizar rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde. 

As visitas serão às terças e quintas-feiras dos meses de julho e agosto, dando-se o pontapé de saída esta terça-feira, 4 de julho, na Praia Fluvial do Malhadal, entre as 14h00 e as 18h00. “Procurando sempre que os utilizadores das nossas praias o façam de forma proveitosa, mas sempre saudável, e sendo esta uma das iniciativas de maior sucesso no verão de Proença-a-Nova no ano passado, tendo superado as nossas expetativas, decidimos reeditar a presença da Unidade Móvel de Saúde nas praias fluviais”, refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

O número de visitas será alargado de modo a ir ao encontro da procura dos veraneantes, numa altura em que estes equipamentos são bastante apetecíveis e procurados”. Nos dez dias de presença nas praias em 2016, a UMS realizou 203 atendimentos.

Além dos rastreios - como avaliação de tensão arterial, pulsação e concentração de oxigénio no sangue, testes de glicémia e colesterol, controlo de temperatura, peso, IMC (índice de massa corporal) e avaliação de parâmetros bioquímicos -, estas visitas irão servir também para alertar para os perigos da exposição excessiva ao sol e respetivas consequências como queimaduras, alergias, golpes de calor e, mais grave, cancro de pele. Serão ainda divulgadas as «regras de ouro» para aproveitar o sol, bem como serão dados conselhos de fotoproteção. A «revista ao sol» será distribuída a todos os utentes para que se possa usufruir ao máximo os dias passados ao ar livre.

Para além de 4 de julho, esta iniciativa regressa ao Malhadal nos dias 20 de julho, 8 e 31 de agosto. Na Fróia, a Unidade Móvel de Saúde marcará presença nos dias 6 e 25 de julho, 10 e 29 de agosto. Na Aldeia Ruiva, os rastreios realizam-se durante todo o dia, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, nos dias 13 de julho, 1,3 e 22 de agosto. A iniciativa realiza-se no mesmo horário em Alvito da Beira, nos dias 11, 28 de julho e 17 de agosto. A praia fluvial da Cerejeira receberá a UMS do Município nos dias 18 de julho e 24 de agosto. Esta iniciativa, realizada em parceria com o projeto Promover e Integrar CLDS 3G, é gratuita e aberta a pessoas de idade superior a 16 anos.

O Técnico de Diagnóstico e Terapêutica da UMS, Carlos Dias, vai também regressar às deslocações pelas aldeias do concelho com a Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova para realizar diversos rastreios aos utilizadores da Bibliomóvel.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!