Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 29 de setembro de 2011

Deputados alemães votam hoje expansão do fundo de resgate que financia Portugal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O parlamento alemão vota hoje a ampliação do valor e das competências do fundo de resgate que ajuda Portugal e a Irlanda, num voto que dará o mote às futuras soluções para a zona euro.

O parlamento alemão vota hoje a ampliação do valor e das competências do fundo de resgate que ajuda Portugal e a Irlanda, num voto que dará o mote às futuras soluções para a zona euro.

Os olhos da zona euro estão hoje em Berlim e na votação no Bundestag do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), cuja aprovação se depender dos votos a favor da oposição tornará mais difícil a aprovação futura do Mecanismo de Estabilização Europeia, que deverá suceder ao FEEF após 2013.

A chanceler alemã Angela Merkel, no entanto, disse no início desta semana estar confiante de que a coligação governamental da CDU (democratas-cristãos) e do FDP (liberais) terá uma maioria própria.

Nos últimos meses, diversas vozes dos dois partidos têm-se feito ouvir contra a aprovação da extensão do FEEF, levando mesmo à especulação sobre uma eventual queda do governo, caso a lei só seja aprovada com o apoio dos partidos da oposição, dois dos quais já prometeram votar a favor.

Num ensaio geral de votação realizado na terça-feira entre os deputados da CDU e do partido irmão da Baviera, a CSU, houve 11 votos contra e duas abstenções, e alguns deputados que declararam opor-se às mudanças no FEEF não estiveram presentes.

Quanto aos liberais, anunciaram que nas suas fileiras deverá haver dois votos contra e duas abstenções, pelo menos.

Os deputados “rebeldes” opõem-se, sobretudo, ao aumento das verbas operativas do FEEF para os 440 mil milhões de euros, o que fará as garantias alemãs passarem de 123 para 211 mil milhões de euros.

Recentemente, o número de deputados da coligação governamental alemã contra a extensão do fundo chegou a estar próximo dos 40, mas diminuiu após alterações ao projeto de lei, que passou a prever uma maior audição do parlamento quando se tratar de decidir onde o FEEF será gasto.

A remodelação do FEEF já foi aprovada nos parlamentos da Finlândia, França, Espanha, Itália, Bélgica e Luxemburgo, e também na Grécia e na Irlanda.

Hoje decorre também a votação na Estónia e na sexta-feira na Áustria e na segunda câmara legislativa alemã, ficando assim a faltar nove países, entre os quais Portugal.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!