Por: Cristina Valente
Os Dias Templários de Castelo Branco estão de volta à cidade entre 11 e 14 de maio. À semelhança de anos anteriores, a zona histórica da cidade de Castelo Branco vai acolher este mercado medieval, para o qual são esperados vários milhares de visitantes durante os quatro dias de realização.
Os Dias Templários de Castelo Branco estão de volta à cidade entre 11 e 14 de maio. À semelhança de anos anteriores, a zona histórica da cidade de Castelo Branco vai acolher este mercado medieval, para o qual são esperados vários milhares de visitantes durante os quatro dias de realização.
Na apresentação desta iniciativa, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco apresentou-a como “mais um momento de dinamização da nossa cidade. É mais um momento em que vamos procurar levar as pessoas ao bairro mais antigo da cidade, ao Castelo, e mais um momento em que tenho a certeza que vamos sentir, ao longo de quatro dias, a nossa cidade com muita vida”.
Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, manifestou “o regozijo e satisfação pelo facto de nós sermos também uma parte ativa nesta realização. É importante a questão da dinamização económica, é importante também as tradições e a história que é relembrada nestes dias e acima de tudo também há aqui uma componente cultural que é bastante importante”.
Sérgio Bento, presidente da Direção da ACICB, falou sobre a edição deste ano dos Dias Templários e das vantagens que a mesma acarreta para o comércio de proximidade, “trazem muita gente para a cidade, não só em termos de visita à própria feira medieval mas também uma dinâmica ao comércio local. Quem visita os Templários, acaba por passear pela cidade e acaba por dar, de facto, aqui algum reflexo ao pequeno comércio”.
Referir ainda que a edição deste ano irá trazer algumas novidades. Este ano irá existir uma zona de restauração no miradouro “Neste espaço serão realizadas várias ceias islâmicas”, referiu Sérgio Bento. Este espaço continuará a fazer parte do circuito fechado que se consegue pela ocupação da Rua do Mercado.
Outra das novidades é a participação de “todas as escolas dos agrupamentos do concelho no cortejo que se realiza dia 11 de maio, às 14:30”, afirmou o Presidente da Direção da ACICB. O cortejo será entre o Centro da Cidade até ao Castelo, com paragem na Praça Velha, para leitura do foral de Castelo Branco.
Os Dias Templários deste ano contarão com a realização do Mercado Medieval Cristão que englobará a Rua do Mercado e as mediações da Igreja de S. Maria do Castelo, um Acampamento Templário junto das muralhas do Castelo, um Mercado Árabe, um Acampamento Mouro sito no miradouro, histórias para pequenos guerreiros, junto à escadaria para o Castelo e um Scriptorium Medieval, na Igreja de S. Maria do Castelo.
Na quinta-feira, dia 11 de maio, o horário de funcionamento é entre as 15h e as 24h, no dia 12 de maio, sexta-feira o evento decorre entre as 17h e as 02h, sábado, dia 13 o horário é das 12h às 02h e no domingo, último dia do evento, este estará em funcionamento entre as 12h e as 23h.
O público poderá contar com transporte gratuito regular entre o centro da cidade, junto ao Tribunal e o castelo de Castelo Branco, durante todo o período de realização do certame.
O evento é organizado conjuntamente pela ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e pela Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet