Por: Cristina Valente
Acompanhar os diabéticos e todos os que os rodeiam, é o objetivo da Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB), recentemente criada, e agora apresentada à comunidade.
Acompanhar os diabéticos e todos os que os rodeiam, é o objetivo da Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB), recentemente criada, e agora apresentada à comunidade.
"Esclarecer e informar, serão os objetivos desta associação que pretende motivar as pessoas portadoras da doença, seus familiares e cuidadores" diz Carlos Farinha, presidente da jovem associação.
Diabético há mais de 20 anos, Carlos Farinha diz que ainda existem muitas ideias que têm que ser desmistificadas, "existem cada vez mais casos, a temática deve ser falada e esclarecidas muitas questões" diz.
Jorge Monteiro, médico, e diretor do Conselho Consultivo técnico da Associação, diz que esta é uma doença que está "todos os dias presente na nossa vida" e que ainda há muita falta de informação.
"13,1% da população portuguesa é diabética, somos campeões nesta doença" afirma Jorge Monteiro, apesar disso ainda há muitas ideias erradas sobre a mesma.
Por isso o médico considera que "compartilhar informação é o melhor caminho" não só para quem é diabético, e seus familiares, mas também para todos os outros de forma a prevenir o aparecimento da doença.
"A obesidade é um fator de risco, uma boa alimentação e a pratica de desporto, são fundamentais" explica o médico.
A Associação, que provisoriamente está instalada na sede da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, está aberta a todos, José Lagiosa, Presidente da Assembleia Geral, diz que todos podem ser sócios, "basta dirigirem-se à Associação da Carapalha e solicitar uma ficha de inscrição" a cota mensal é de 1 euro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet