Por: Diario Digital Castelo Branco
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão vai ser requalificado e, segundo o comunicado a que o DDC teve acesso, as obras poderão começar ainda este ano.
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão vai ser requalificado e, segundo o comunicado a que o DDC teve acesso, as obras poderão começar ainda este ano.
A intervenção resulta de um candidatura submetida e aprovada no âmbito do Programa Operacional - POSEUR, cujo Termo de Aceitação para financiamento, foi assinado, este domingo, na Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, entre o representante do POSEUR e a Associação dos Bombeiros, representada pelo seu presidente da direção, José Manuel Alves.
Nesta cerimónia esteve também presente o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, organismo que tutela os fundos comunitários nesta área de intervenção.
O edifício, com mais de 30 anos, vai ser requalificado ao nível dos pisos -1, 0 e 1. O objetivo é tornar o quartel mais moderno e com mais comodidade. Serão melhoradas as condições nos balneários e camaratas masculinas e femininas, será recentrada a sala de comunicações, e reformulados os espaços comuns. A obra prevê ainda, entre outras intervenções, a criação de um novo espaço para o comando, bem como um acesso autónomo para a secretaria.
José Manuel Alves, presidente da direção dos Bombeiros, diz que “esta é uma obra há muito esperada por nós e que permitirá encarar o futuro com ambição”. Aquele responsável destacou o trabalho dos técnicos do município, sublinhando o empenho do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “em todo o processo”.
Para a concretização deste investimento de cerca de 400 mil euros, o presidente da autarquia considerou fundamental a ação do Governo, em particular do Secretário de Estado da Administração Interna. “As condições do quartel eram uma preocupação nossa. Envolvemos os nossos serviços para que o projeto e a candidatura fossem feitos e com o seu empenho e intervenção conseguimos este protocolo de apoio”, disse.
Luís Pereira recordou a vasta área florestal existente e a forte presença industrial no concelho, pelo que “é importante que o corpo de bombeiros tenha um quartel com as melhores condições”.
O presidente do Município lembrou os muitos investimentos que foram e estão a ser feitos no concelho, nos domínios da economia e turismo, afirmando que “no próximo ano poderemos ser o concelho mais exportador do distrito. Facto que se deve ao setor privado, mas também à autarquia que tem sabido criar as condições para que isso aconteça”.
Ainda antes de visitar o Quartel de Bombeiros, o Secretário de Estado recordou o esforço que está a ser feito pelo Governo, mostrando-se satisfeito pela concretização do protocolo. “No anterior Quadro Comunitário houve 47 candidaturas e só três foram aprovadas. Tínhamos que alterar isso. Temos como parceira a Liga dos Bombeiros para arranjar equilíbrios e hoje temos aprovados 63 intervenções em quarteis”, disse.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet