Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Como já tinhamos anunciado, o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) lançou hoje uma campanha nacional que visa o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, através da recolha de assinaturas em postais que vão ser entregues aos líderes dos governos português e espanhol.
Como já tinhamos anunciado, o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) lançou hoje uma campanha nacional que visa o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, através da recolha de assinaturas em postais que vão ser entregues aos líderes dos governos português e espanhol.
A campanha "É Urgente Fechar Almaraz" arrancou hoje às 11:00, em Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal, com a recolha de assinaturas em dois postais, onde se pede ao primeiro-ministro português, António Costa, e ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, o encerramento da central nuclear de Almaraz.
"Pretendemos recolher assinaturas junto das pessoas para que elas próprias enviem através de ‘Os Verdes’ o postal dirigido, em primeiro lugar, ao primeiro-ministro português, no sentido de exercer todos os esforços, nomeadamente diplomáticos, junto do governo espanhol para que se encerre a central", disse em Castelo Branco, Miguel Martins, do PEV.
Este responsável sublinha que a central nuclear de Almaraz "está obsoleta" e que já devia ter encerrado em 2010.
"Por causa das grandes pressões das empresas energéticas espanholas, a licença foi prolongada até 2020. Aquilo que pretendemos é que as pessoas e o próprio primeiro-ministro português exerçam pressão para não se prolongar a vida da central para além de 2020", frisou.
No postal dirigido a António Costa, o apelo recorda que a central nuclear de Almaraz "é um perigo e uma ameaça", pelo que se apela ao Governo para “agir, por todos os meios políticos e diplomáticos, para o seu rápido encerramento".
Já no postal que vai ser endereçado ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, além de se alertar para o perigo que a central nuclear representa "à porta" de Portugal, é sublinhada a cooperação e a "boa vizinhança" entre os dois povos ibéricos.
"Em respeito pelo legítimo direito à segurança do povo português e pela preservação dos nossos recursos para as gerações vindouras, deve iniciar o mais rapidamente possível o encerramento da central nuclear de Almaraz. A cooperação e a boa vizinhança entre os nossos povos assim o exigem", lê-se no postal.
O responsável do PEV recorda que a central "é um perigo", sobretudo para os distritos de Castelo Branco e de Portalegre.
"’Os Verdes’ sempre foram contra e combateram o nuclear, entendemos que há outras energias alternativas que não constituem perigo, não só no presente como no futuro, porque o impacto da energia nuclear é grave", conclui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet