Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 15 de dezembro de 2016

Zorrinho quer fecho da central de Almaraz de uma vez por todas

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O eurodeputado Carlos Zorrinho defende o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, por considerar que não há garantias suficientes de que esteja a funcionar com normalidade.

O eurodeputado Carlos Zorrinho defende o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, por considerar que não há garantias suficientes de que esteja a funcionar com normalidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, o eurodeputado português sustenta que, com base no conhecimento que tem do dossiê Almaraz, "a solução ideal é o encerramento da central".

"Enquanto essa decisão não é tomada, nenhum investimento deverá ser iniciado, para prolongar a vida da central, sem que se faça um estudo detalhado das condições de segurança e dos impactos ambientais, dos dois lados da fronteira, e sem que entre em vigor a nova diretiva que regula o sector, e que Espanha tem que transpor até agosto do próximo ano", afirma.

O assunto Almaraz mereceu já um pedido de reunião por parte do Governo português às autoridades espanholas, que se disponibilizaram para o encontro.

Para Carlos Zorrinho existe "grande expetativa no encontro de trabalho oportunamente solicitado pelo Governo de Portugal ao Governo de Espanha".

A funcionar desde o início da década de 1980, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!