Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 13 de setembro de 2011

Angela Merkel recusa possibilidade de insolvência grega

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A chanceler alemã Angela Merkel recusa a possibilidade da Grécia declarar a insolvência e criticou parceiros da sua coligação por alimentarem essa possibilidade.

A chanceler alemã Angela Merkel recusa a possibilidade da Grécia declarar a insolvência e criticou parceiros da sua coligação por alimentarem essa possibilidade.

“Creio que o melhor favor que podemos fazer à Grécia é não especular e incentivar a que cumpra os compromissos que assumiu”, disse Ângela Merkel numa entrevista à emissora pública de rádio rbb-Inforadio.

A chanceler defendeu a necessidade de “fazer o possível para manter unido o espaço do Euro, já que poderia gerar um efeito dominó” não desejado e “processos sem controlo” que ameaçam a estabilidade da moeda europeia.

“Por isso, o primeiro mandamento deve ser evitar a insolvência descontrolada, já que a situação não afetaria só a Grécia, porque existe grande perigo que afete todos ou, pelo menos, uns quantos países”, advertiu.

Salientando que a Grécia “sabe muito bem o que fazer”, Ângela Merkel instou o governo helénico a cumprir com os seus compromissos.

“Todos devem medir agora as suas palavras com muito cuidado. O que não precisamos é nervosismo nos mercados financeiros. A insegurança já é demasiado grande”, acrescentou a mesma responsável que considera que a política económica e financeira integra 50 por cento de psicologia.

Apesar de não ter citado qualquer nome dos seus parceiros governamentais, Ângela Merkel criticava as posições do liberal Philipp Rösler, também ministro da Economia, e do chefe do Governo da Baviera, Horst Seehofer, que colocaram a possibilidade da insolvência grega ou a sua expulsão da Zona Euro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!