Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 31 de outubro de 2016

Castelo Branco: Projeto +Contigo na Escola Básica Afonso de Paiva

Por: Diario Digital Castelo Branco

Tal como no ano letivo de 2015/16, Escola Básica Afonso de Paiva irá desenvolver-se este ano, o Projeto +Contigo.

Tal como no ano letivo de 2015/16, Escola Básica Afonso de Paiva irá desenvolver-se este ano, o Projeto +Contigo.

A iniciativa entra, uma vez mais, nesta escola, por intermédio da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, sediada no Centro de Saúde de S. Tiago. Teve início no final de outubro com uma sessão de sensibilização e informação destinada aos professores que lecionam o 8.º ano, nível em que o projeto será implementado.

A sessão, dinamizada pela Enfermeira Maria Odete Vicente, chefe daquele serviço, teve como finalidade alertar para a necessidade da implementação deste projeto num setor etário em que os problemas próprios da adolescência levam, por vezes, a situações de depressão, dificuldades de integração e comportamentos disruptivos.

As perturbações mentais têm uma expressão significativa nos grupos etários abrangidos pelo projeto. De facto, a OMS estima que cerca de 20% de crianças e adolescentes apresentam, pelo menos, uma perturbação mental antes de atingir os 18 anos de idade. As dificuldades ao nível da aprendizagem, da atenção e da instabilidade psicomotora, do comportamento, da indisciplina e da violência auto ou heterodirigida podem corresponder a manifestações de um sofrimento emocional acentuado.

O Projeto +Contigo, copromovido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pela Escola de Enfermagem de Coimbra, tem como parceiros a Direção Regional de Educação do Centro, a Consulta de Prevenção do Suicídio do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro.

Trata-se de um projeto regional, desenvolvido em meio escolar pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento e pela Escola de Enfermagem de Coimbra, e tem como população-alvo os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário. A sua principal finalidade consiste na prevenção do suicídio neste grupo etário, mediante a promoção da autoestima e a prevenção dos comportamentos de risco associados.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!