Por: Diario Digital Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) realiza na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 21:00 horas, a Conferência "O Papel da Espiritualidade na Saúde", que terá como orador Luís Portela, Chairman da Bial.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) realiza na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 21:00 horas, a Conferência "O Papel da Espiritualidade na Saúde", que terá como orador Luís Portela, Chairman da Bial.
Organizada no âmbito da iniciativa “Conferências do Politécnico”, esta conferência realiza-se no Auditório Comenuis dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, sendo a participação gratuita e aberta a toda a comunidade.
O estudo da espiritualidade e o apoio à investigação científica nessa área são paixão e desígnio de vida de Luís Portela. No ano em que a Fundação Bial comemora o 20.º aniversário, o presidente renova a determinação em desvendar alguns mistérios da humanidade.
O aparecimento de novas patologias, a mudança de estilo de vida, a evolução social, a complexidade dos recursos tecnológicos, entre muitos outros fatores, contribuem para que a investigação de novas soluções terapêuticas seja uma necessidade sempre premente.
Há cerca de duas décadas que a Bial orienta fortes investimentos para I&D, canalizando, anualmente, mais de 20% da sua faturação, para proporcionar mais e melhor vida. Esta constitui a sua grande aposta que está vocacionada para a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos inovadores.
Nos centros de I&D da Bial, em Portugal e em Espanha, trabalham equipas internacionais, altamente qualificadas, compostas por químicos, farmacologistas, bioquímicos, médicos e farmacêuticos dedicadas à procura de novos fármacos, particularmente em três campos de pesquisa: o sistema nervoso central, a cardiologia e a imunoterapia. Estas equipas centralizam as fases iniciais e estruturantes do processo de investigação, colaborando ativamente em rede com dezenas de centros de investigação, empresas e instituições internacionais.
Instituições de I&D
As unidades de investigação representam um pilar fundamental na consolidação de um sistema científico moderno e competitivo. Devem reunir massa crítica adequada à sua missão e promover ambientes criativos onde possam surgir novas ideias e onde os melhores investigadores encontrem as condições adequadas à realização dos seus projetos científicos e ao desenvolvimento da sua carreira. Sempre que aplicável devem reunir recursos interdisciplinares e multidisciplinares que potenciem a abordagem de problemas complexos e novos desafios societais.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet