Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 29 de outubro de 2016

Castelo Branco: Universidade Sénior é já a maior escola da cidade

Por: Cristina Valente

Com mais de 840 alunos, começou oficialmente mais um ano letivo na Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) , um ano que começa nas novas instalações, no antigo quartel da devesa, tal como tinha prometido o autarca albicastrense, Luís Correia.

Com mais de 840 alunos, começou oficialmente mais um ano letivo na Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) , um ano que começa nas novas instalações, no antigo quartel da devesa, tal como tinha prometido o autarca albicastrense, Luís Correia.

Atualmente a USALBI é a escola de Castelo Branco, com maior número de alunos inscritos, "com tendência para crescer" afirma Arnaldo Brás, Diretor da Universidade Sénior.  "Temos que estar à altura desta realidade" afirma. Alargada que foi a USALBI a 5 freguesias do concelho, e dado o sucesso que tem tido, há já mais freguesias a solicitarem a abertura de mais polos, "iremos ter maior oferta educativa, social e cultural para termos mais alunos , mais professores e para continuarmos a ser uma das maiores comunidades albicastrenses".

" A USALBI é hoje uma resposta social diferente, procurada por todos aqueles que não se conformam em ir para o banco de jardim, quando deixam de trabalhar, que ainda querem por à prova as suas capacidades de aprendizagem num contexto descontraído", afirma o responsável.

Recentemente o Conselho de Ministros reconheceu a RUTIS ( Rede das Universidades Séniores) e as Universidades Séniores como parceiros fundamentais para a promoção do envelhecimento ativo e que as universidades séniores são inquestionáveis na melhoria das condições de vida das pessoas que as frequentam, "esta resolução é certamente o inicio do caminho que levará ao enquadramento legal das Universidades Séniores, é uma boa noticia" afirma Arnaldo Brás.

Na sessão solene de abertura do ano letivo Luís Correia, autarca Albicastrense, lembrou que a USALBI foi criada para dar apoio às pessoas que iriam frequentar a Universidade, mas a verdade é que "é a própria universidade que tem ajudado muito a nossa comunidade, nomeadamente a nível cultural e social" afirmou o autarca.

A USALBI é para Luís Correia um exemplo de sucesso na aposta em projetos sociais, "A USALBI mostrou que o investimento em projetos sociais, deve ser para continuar e é isto que estamos a fazer, posso dizer mesmo que o sucesso da Universidade Sénior, nos deu força para iniciar outros projetos".

Luís Correia lembra projetos como a Quinta do Chinco, a Quinta do Moinho Velho, a Fábrica da Corga, projetos sociais que estão a ser desenvolvidos pela Câmara.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!