Por: Diario Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova dinamizou uma sessão de boas vindas ao corpo docente – ano letivo 2016-2017 que incluiu visitas à exposição permanente do Centro Ciência Viva da Floresta e à Anta do Cão do Ribeiro e ainda uma apresentação das potencialidades do concelho a vários níveis, realizada por técnicos do Município, abordando as diferentes possibilidades de cooperação entre as duas entidades para além das já existentes.
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova dinamizou uma sessão de boas vindas ao corpo docente – ano letivo 2016-2017 que incluiu visitas à exposição permanente do Centro Ciência Viva da Floresta e à Anta do Cão do Ribeiro (localizada a poucos quilómetros do CCVF) e ainda uma apresentação das potencialidades do concelho a vários níveis, realizada por técnicos do Município, abordando as diferentes possibilidades de cooperação entre as duas entidades para além das já existentes.
No seu discurso de abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova destacou precisamente a excelente relação institucional entre escola e autarquia: “estas relações próximas e de amizade também potenciam aquilo que é o serviço que se deve prestar às nossas crianças e jovens, que é o que importa”. Perante 42 docentes do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e dos jardins-de-infância “O Cortiço” e “A Carochinha”, João Lobo falou sobre o papel dos professores hoje em dia que ultrapassa em muito a simples transmissão de conhecimentos: “Na sociedade em que estamos o professor toma contornos de educador, com responsabilidade acrescida porque serve de testemunho aos alunos deixando neles, de forma indelével, a formação cívica que deve ser representativa do quadro de valores em que a nossa sociedade se norteia”. Convidou também as famílias a apropriarem-se da escola e a tomarem parte ativa nos desafios que se colocam hoje em dia à educação, “pois o sucesso de cada um manifesta-se na capacidade de conhecer, interagir e realizar”.
Dez técnicos da Câmara Municipal, de áreas distintas como ambiente, desporto, biblioteca, turismo, ciência ou património, apresentaram sumariamente algum do trabalho desenvolvido pela autarquia que pode ser bastante útil nos programas curriculares dos alunos. Por exemplo, quando se abordar a temática do Neolítico nas aulas de história, pode ser organizada uma visita às antas e mamoas tendo em conta a riqueza dos vestígios dessa época que se encontram no concelho de Proença-a-Nova. No âmbito da ação social e programa CLDS-3G, foram apresentados alguns projetos que vão decorrer brevemente no Agrupamento de Escolas, caso da avaliação - a 19 de outubro - do Índice de Massa Corporal aos alunos do 2º e 3º ciclo, com a realização de um questionário sobre hábitos alimentares, pela Unidade Móvel de Saúde ou o projeto “Usar & Ser Laço Branco”, uma ação de sensibilização a realizar em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra no âmbito da campanha de prevenção da violência no namoro.
A encerrar a iniciativa, João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, apresentou o montante de apoio direto que a autarquia tem dado em subsídios ao Agrupamento de Escolas para possibilitar a realização de visitas de estudo aos alunos dos diversos anos, entre outras iniciativas. Anunciou ainda que o Município receberá em breve um autocarro novo que permitirá o transporte de alunos para fora dos limites do concelho, permitindo uma colaboração mais direta nas atividades extracurriculares. A sessão de boas vindas ao corpo docente – ano letivo 2016/2017 decorreu no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta no dia 13 de outubro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet