Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 8 de agosto de 2016

Proença-a-Nova: Largo da Devesa requalificado é dia 20 inaugurado

Por: Diario Digital Castelo Branco

As obras de requalificação do Largo da Devesa e Rua do Comércio, na vila de Sobreira Formosa, estão a entrar na reta final e serão inauguradas no dia 20 de agosto, às 17h00, no decorrer dos tradicionais festejos em honra de São Tiago Maior.

As obras de requalificação do Largo da Devesa e Rua do Comércio, na vila de Sobreira Formosa, estão a entrar na reta final e serão inauguradas no dia 20 de agosto, às 17h00, no decorrer dos tradicionais festejos em honra de São Tiago Maior.

Na mesma ocasião será ainda homenageado o Cónego José Esteves, que foi pároco em Sobreira Formosa de setembro de 1971 a outubro de 2005 - data da sua morte, com o descerrar de um medalhão na futura Praça Cónego José Esteves. “É da mais elementar justiça homenagear o Cónego José Esteves uma vez que, pelos mais de 35 anos ao serviço da paróquia de Sobreira Formosa, foi ator principal no desenvolvimento da freguesia em várias vertentes, ultrapassando muito para lá o serviço de sacerdote”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco. “Fazê-lo no Largo da Devesa é o local próprio pois o Cónego José Esteves realizou com vários sobreirenses, ao longo de 22 anos ininterruptos, as festas de São Tiago Maior precisamente neste largo. É portanto uma singela homenagem a um homem que não sendo da Sobreira se tornou sobreirense”.

A empreitada de requalificação do Largo da Devesa e Rua do Comércio, que teve como principal objetivo inverter o processo de degradação e abandono destas zonas da vila, dotando-as de novas condições de utilização, representa um investimento total de 700 mil euros. Incluiu obras de beneficiação no edifício do antigo lavadouro, com a inclusão de sanitários públicos, espaço de cozinha e bar e infraestruturas de apoio às festas. Intervencionou-se ainda o largo da Praça com o levantamento da calçada e colocação de lajetas de granito, conferindo à plataforma uma área com a mesma leitura. Também o sistema de drenagem de águas pluviais foi remodelado e foram incluídos negativos para retirar as travessias aéreas de infraestruturas de eletricidade e telecomunicações. No Largo da Devesa foi pavimentado o espaço e incluído novo mobiliário urbano, com requalificação da área de palco. Também as ruas do Comércio e Nuno Álvares são objeto de intervenção.

A inauguração da requalificação será feita pelo coordenador-adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e anterior presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, e pelo atual presidente da edilidade, João Lobo. A cerimónia decorrerá no segundo dia da Festa em Honra de São Tiago Maior que terá como momento alto a atuação do grupo HMB na noite de 20 de agosto. Do programa dos festejos destaque ainda para a caminhada noturna (no dia 19), o convívio de pesca (no dia 20), o passeio de motos antigas (no domingo) e a tradicional garraiada (na segunda-feira, 21 de agosto).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!