Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 1 de setembro de 2011

Passos Coelho discute hoje com Merkel em Berlim resposta europeia à crise

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, prossegue hoje em Berlim o seu mini-périplo europeu, reunindo-se ao final da manhã com a chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro que deverá ser dominado pela crise da Zona Euro.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, prossegue hoje em Berlim o seu mini-périplo europeu, reunindo-se ao final da manhã com a chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro que deverá ser dominado pela crise da Zona Euro.

Depois de na véspera se ter encontrado em Madrid com o chefe de governo espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, Passos é recebido hoje em Berlim pela chanceler Merkel, e embora as relações bilaterais estejam na agenda, esta deverá ser sobretudo marcada por questões económicas, com a resposta europeia à crise da dívida soberana como pano de fundo.

O próprio Passos Coelho revelou à Agência Lusa em Madrid que transmitirá hoje à chanceler alemã uma mensagem de “absoluto comprometimento com o processo de reformas a realizar em Portugal”, um dia depois de o Governo ter apresentado em Lisboa a sua estratégia orçamental para 2011 e 2015.

Ao mesmo tempo, o chefe de Governo destacará a importância da aplicação das medidas aprovadas na última cimeira europeia, nomeadamente no que toca ao Fundo de Estabilidade Financeira e ao mecanismo de gestão de crise.

Para o primeiro-ministro, é importante que o processo de aperfeiçoamento do fundo europeu seja “ratificado rapidamente” para dar uma “resposta mais robusta” à situação atual, permitindo “resistir e combater o risco sistémico” que permanece, disse.

Por seu lado, Merkel deverá advogar a necessidade de um “novo governo económico e de limites para o endividamento público”, como referiu à Agência Lusa um porta-voz da CDU, o partido da chanceler alemã.

Segundo o mesmo porta-voz, a “chanceler vai deixar bem clara a posição da Alemanha”, de defesa de “uma nova arquitetura para o governo económico” da Zona Euro e da “necessidade de estabelecer limites para o endividamento".

No regresso de Berlim, onde tem ainda agendado um encontro ao início da tarde com o presidente alemão, Christian Wulff, Passos ruma a Paris, última etapa do seu périplo, para participar, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, na Conferência Internacional de Apoio à Nova Líbia, promovida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!