Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Ministério das Finanças alemão considera que "não há qualquer razão para duvidar" que o Governo português consiga cumprir "com sucesso" o programa acordado com a troika, afirmou à Lusa o porta-voz do ministro Wolfgang Schäuble.
O Ministério das Finanças alemão considera que "não há qualquer razão para duvidar" que o Governo português consiga cumprir "com sucesso" o programa acordado com a troika, afirmou à Lusa o porta-voz do ministro Wolfgang Schäuble.
Em resposta enviada à Agência Lusa, o porta-voz do ministro das Finanças alemão afirma que o Ministério liderado por Wolfgang Schäuble faz – tal como a troika – uma avaliação positiva da aplicação do programa acordado entre o Governo português e o Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE).
"O Ministério [das Finanças da Alemanha] não vê qualquer razão para duvidar de que Portugal consiga implementar com sucesso o programa [acordado com a troika]", refere o porta-voz do ministro das Finanças alemão.
Na semana em que o primeiro-ministro português realiza um périplo europeu que inclui encontros com o chefe do Governo espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente francês, Nicholas Sarkozy, o porta-voz de Schäuble lembra que "as medidas implementadas e postas em prática até agora pelo Governo [português] receberam uma avaliação positiva por parte da troika".
Essa avaliação é "muito importante, visto que a troika é o único grémio capaz de avaliar se as decisões tomadas pelo Governo português são suficientes para alcançar os objetivos traçados no programa", refere o porta-voz na nota enviada à Lusa.
"Até ao momento a troika é da opinião de que Portugal está a mover-se no quadro do programa que foi acordado, algo que nós muito saudamos", acrescenta.
Em declarações à Lusa na terça-feira, um porta-voz do Governo alemão afirmou que a reunião de trabalho entre Pedro Passos Coelho e Angela Merkel, marcada para quinta-feira em Berlim, servirá para passar em revista "temas importantes" e também aprofundar o "conhecimento mútuo".
No encontro entre o primeiro-ministro português e a chanceler alemã falar-se-á "sobretudo das relações bilaterais" entre os dois países, mas "certamente serão passados em revista outros temas importantes", explicou o porta-voz do Governo de Berlim, sem adiantar mais pormenores.
A reunião de trabalho também servirá para aprofundar o "conhecimento mútuo" entre os dois governantes, "visto que esta é a primeira visita a Berlim de Pedro Passos Coelho enquanto primeiro-ministro de Portugal", lembrou o porta-voz.
O primeiro-ministro português reúne-se hoje em Madrid com o chefe do Governo espanhol, com quem deverá passar em revista, segundo disse à Lusa na sexta-feira fonte do gabinete de Passos Coelho, os últimos desenvolvimentos na Europa e na Zona Euro, bem como o plano de reformas estruturais e de ajustamento económico em Portugal.
Da agenda do encontro fazem ainda parte as relações bilaterais entre os dois países e outros temas de atualidade internacional. Na quinta-feira, Pedro Passos Coelho irá encontrar-se em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, com uma agenda de trabalho semelhante à de Madrid.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet