Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de junho de 2016

Bordado de Castelo Branco conquistou Luís Buchinho e Alexandra Moura

Por: Patrícia Calado

Os estilistas Luís Buchinho e Alexandra Moura apresentaram, no Castelo Branco Moda’16, duas peças com o Bordado de Castelo Branco.

Os estilistas Luís Buchinho e Alexandra Moura apresentaram, no Castelo Branco Moda’16, duas peças com o Bordado de Castelo Branco.

Luís Buchinho criou um vestido em que utilizou “os pontos do Bordado de Castelo Branco com a temática irá ser o verão 2017, uma temática industrial ligada à maquinaria”. O conceituado estilista admitiu que não conhecia o Bordado de Castelo Branco, tendo assim, realizado um trabalho de pesquisa.

“Tomei conhecimento agora, visitei o museu, tive de ver quais eram os pontos que eram utilizados”, confessou.

O resultado foi apresentado na sexta-feira e para Luís Buchinho esta foi uma “experiência gratificante”, garantindo que vai continuar a utilizar o Bordado de Castelo Branco.

“Há possibilidades infinitas e em termos de textura é de uma riqueza absoluta”.

Para além do vestido de Luís Buchinho, Alexandra Moura apresentou um casaco, escolhendo o “bordado figurativo” numa peça clássica do século XIX, com silhueta de homem e com detalhes, tais como laços e folhos.

“Escolhi o Bordado figurativo, quis que houvesse a representação da origem do Humano, daí o Adão, a Eva e a serpente ao centro. Foi, de facto, um desafio, colocar o Bordado de Castelo Branco num molde”, referiu a estilista.

Alexandra Moura mostrou-se satisfeita com o resultado apresentado e enalteceu o “trabalho incrível das bordeiras” fazendo questão que a etiqueta do casaco tivesse a assinatura de todas as bordeiras que trabalharam nesta peça.

Quanto à continuação da utilização do Bordado de Castelo Branco, Alexandra Moura admitiu que “adorava continuar”.

Para além do vestido e do casaco, foram ainda apresentados dois acessórios com o Bordado de Castelo Branco: uma mochila e um saco de mão. Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, salientou os quatro trabalhos apresentados, significando a valorização do património albicastrense.

“O ex-líbris deste evento foi a valorização do Bordado de Castelo Branco. Foram apresentados quatro trabalhos, o bordado pode ter outras utilizações. Quatro trabalhos muito bonitos, isso significa uma valorização do nosso património”, disse o autarca.

Castelo Branco Moda’16 foi assim mais um passo dado pela autarquia albicastrense, “uma aposta na cultura e na criatividade”.

“Dissemos desde início que queríamos fazer um caminho no sentido de termos aqui uma força na indústria criativa. Demos uma oportunidade aos alunos da ESART, que mostraram os seus trabalhos, mas sobretudo tiveram a oportunidade de trabalhar com estilistas conceituados”, explicou.

O evento contou com a mostra de trabalhos dos alunos de Licenciatura e Mestrado na área do Design de Moda. Para além disso, a empresa albicastrense, Dielmar, apresentou ainda a coleção de outono/inverno.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!