Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 9 de junho de 2016

Idanha-a-Nova: 8º encontro Nacional de Caravanismo junta 220 participantes

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Idanha-a-Nova recebe entre esta sexta-feira e domingo o oitavo encontro Nacional de Caravanismo de Portugal, um evento que vai juntar 220 participantes no parque de campismo da vila.

Idanha-a-Nova recebe entre esta sexta-feira e domingo o oitavo encontro Nacional de Caravanismo de Portugal, um evento que vai juntar 220 participantes no parque de campismo da vila.

A CDP-Associação de Caravanismo de Portugal (CDP/ACP), organizadora da iniciativa, sublinha que as expetativas já foram superadas ao nível das inscrições, uma vez que as 60 autocaravanas permitidas – um número recorde - foram atingidas há cerca de um mês.

“Esperamos um grande encontro nacional, à semelhança dos anos anteriores, no qual vamos encontrar pessoas de tenda, caravana e autocaravana unidos no parque de campismo de Idanha-a-Nova, que ofereceu todas condições, assim como a Câmara local, que ajudou bastante”, disse à agência Lusa Ricardo Tavares, presidente da CDP/ACP.

Dois dos objetivos destes encontros de caravanismo são deixar “uma marca positiva” e dar a conhecer a região, que recebe anualmente o evento, nomeadamente através de passeios e de iniciativas culturais, que fazem parte do programa preparado para os três dias.

O primeiro encontro nacional de caravanismo de Portugal contou com 16 inscrições e a evolução tem sido sustentada ao longo dos anos.

“Está a ser um sucesso juntar famílias oriundas de várias regiões do país que estão ansiosas por rever amigos que fizeram nestes encontros, ano após ano. Temos crescido bastante, mas com qualidade, pois cada encontro tenta sempre melhorar aspetos para proporcionar uns dias bem passados aos companheiros participantes”, salientou o presidente da CDP/ACP.

O setor de caravanismo (carro com reboque) e autocaravanismo, que esta associação defende como turismo de hotelaria ao ar livre, “está a evoluir, mas necessita urgentemente de uma orientação das entidades” que o tutelam.

“Tem um potencial enorme este setor, pois o país fala por si: clima, gastronomia, geografia do país que proporciona diversidade em tão poucos quilómetros e que torna um destino apetecível para nós portugueses e para os estrangeiros”, sublinhou Ricardo Tavares.

Em relação ao campismo, o presidente da CDP/ACP lamentou a falta de investimento e manutenção dos parques que se verificou nos últimos anos, situação que levou à degradação dos equipamento e a uma menor qualidade dos serviços.

“Se tivermos melhores parques de campismo teremos mais turistas, mais dinheiro a circular, as economias locais crescem, os impostos aumentam nos cofres das autarquias e teremos mais emprego. É para isso que servem os investimentos desde que sejam bem pensados e nesse campo estamos abertos a sermos consultores deste tipo de turismo de hotelaria ao ar livre”, vincou Ricardo Tavares.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!