Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Formação artística aproxima comunidade aos bens culturais Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Formação artística aproxima comunidade aos bens culturais

A Pé de Pano - Projetos Culturais vai desenvolver um conjunto de laboratórios de formação e criação artística a partir de maio, no Centro Artístico Albicastrense (CAA), cujo objetivo é o de aproximar a comunidade aos bens culturais contemporâneos.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-04-15 12:12
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Pé de Pano - Projetos Culturais vai desenvolver um conjunto de laboratórios de formação e criação artística a partir de maio, no Centro Artístico Albicastrense (CAA), cujo objetivo é o de aproximar a comunidade aos bens culturais contemporâneos.

"A Pé de Pano tem estado a trabalhar no CAA há cerca de três anos. Depois dos processos de criação artística que desenvolvemos, sente-se a necessidade de haver um trabalho mais contínuo nas artes performativas junto de crianças e adultos", disse hoje à agência Lusa Maria Belo Costa, diretora artística da Pé de Pano.

Os laboratórios pretendem ser um lugar de inovação, em sintonia e ao serviço da comunidade, aproximando-a dos bens culturais contemporâneos.

Além de procurar tornar acessíveis as linguagens artísticas, privilegiam o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos participantes, num ambiente de conquistas partilhado entre todos os intervenientes, artistas, criadores e participantes.

Esta associação vai disponibilizar quatro tipos de laboratórios artísticos diferentes para públicos diversificados, que vão desde a infância até à idade adulta.

"É uma oferta em que pensamos atrair vários públicos, desde bebés a partir dos seis meses até à idade adulta. O objetivo passa por estimular desde a infância as crianças para o movimento e sensibilidade estética e, ao mesmo tempo, fomentar o vínculo com os pais", adiantou.

Neste âmbito, a associação disponibiliza um laboratório de criação artística (Lab-BabyFamílias) para famílias com crianças dos zero aos três anos, onde pais e filhos vão ser convidados a mover-se apenas pelo prazer e alegria do movimento, reagindo a estímulos diversos, sonoros, visuais e táteis.

Esta iniciativa decorre nos sábados, entre as 10:00 e as 12:30.

O laboratório de movimento criativo, cujo público-alvo são as crianças dos quatro aos sete anos, decorre todas as quartas-feiras, entre as 17:30 e as 19:00.

Aqui pretende-se estimular o movimento próprio de cada criança através da invenção, do prazer e da espontaneidade, onde irão ser usadas músicas, histórias, perguntas, palavras, materiais, imagens e desenhos.

O terceiro laboratório é dedicado ao teatro e à dança e tem como destinatários crianças e jovens dos oito aos 15 anos.

Decorrerá todas as sextas-feiras das 17:30 às 19:00, sendo que o ponto de partida neste laboratório é a ideia de existirem, hoje em dia, muitas maneiras de fazer teatro e dança.

Para explorar essa diversidade, vão ser convidados vários criadores e artistas que, através de abordagens distintas, vão enriquecer e trazer novas perspetivas aos participantes.

Por último, a Pé de Pano preparou um laboratório de dança e teatro para adultos que decorre todas as terças-feiras das 19:30 às 21:30, e cujo propósito é explorar a ideia: "Movimento-me, logo existo".

Tem como destinatários, todos os que queiram expressar-se pelo corpo, com ou sem experiência, em dança ou em teatro, independentemente da idade.

A Pé de Pano tem as inscrições abertas para estes quatro laboratórios até ao dia 30, sendo que as atividades vão decorrer nas instalações do CAA.

PUB

PUB

PUB

PUB