Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Luís Diogo apresenta "O cão que chovia" Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Luís Diogo apresenta "O cão que chovia"

O argumentista e realizador Luís Diogo, estreou-se na escrita com o livro infanto-juvenil, "O cão que chovia". O livro foi apresentado em Castelo Branco, sua terra adotiva, onde vai vir gravar algumas cenas do seu novo filme "Uma vida sublime".

  • Cultura
  • Publicado: 2016-04-14 05:56
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O argumentista e realizador Luís Diogo, estreou-se na escrita com o livro infanto-juvenil, "O cão que chovia". O livro foi apresentado em Castelo Branco, sua terra adotiva, onde vai vir gravar algumas cenas do seu novo filme "Uma vida sublime".

A apresentação teve lugar na Escola Superior de Educação, onde Luís Diogo estudou. Recorde-se que o autor do livro, embora não seja natural de Castelo Branco, foi nesta cidade que viveu grande parte da sua infância e juventude, e é aqui que vivem seus pais.

Para a apresentação Luís Diogo convidou uma antiga professora de Português, Conceição Neves, sua professora no secundário.

A docente recordou, o aluno Luís, "sempre muito discreto, com uma atitude corretíssima, pouco falador, mas atento".

E recorda, o episódio em que num trabalho pedido aos alunos, um dos textos tinha a palavra "enamorou-se, uma palavra pouco utilizada, mas muito bonita, muito sensível, o autor do texto era o Luís".

Para Luís Diogo, o momento definitivo, para acreditar que podia na sua vida ter algo a ver com a escrita, foi quando no 10º ano a professora Conceição Neves, considerou um dos seus trabalhos o mais original, "acho que esse foi o estimulo, para achar que a partir desse momento podia escrever em termos de criatividade".

28 anos depois o alunos confidencia à professora a importância que aquele momento teve na sua vida, e na sua carreira.

"O cão que chovia" é a estreia de Luís Diogo como escritor. A história roda em torno da forma desconfiada como olhamos para estranhos e de como só os aceitamos quando achamos que são úteis, explica Luís Diogo.

"Um estrangeiro chega a uma aldeia florida, onde é mal aceite pelos moradores. Mas quando este estranho aparece disfarçado de palhaço, e começa a divertir os turistas, aumentando os lucros dos comércios locais, a aldeia aceita-o, embora apenas lhe alugue uma casa bem longe da aldeia”, explica a sinopse.

O livro foi escrito em 2009, só agora foi editado devido aos atrasos na ilustração do mesmo, que acabou por ser ilustrado também pelo autor. Para Luís Diogo este livro, surgiu "quase involuntariamente" pois a sua prioridade é o cinema.

 

 

Caixa

 

Novo filme vai ser filmado em Castelo Branco

 

"Uma vida sublime" é o novo filme de Luís Diogo, que começa a ser filmado em julho no Porto.

Algumas cenas serão filmadas em Castelo Branco, "a ideia é fazer quase, embora seja dentro de um filme, uma promoção da cidade. O casal protagonista virá aqui [Castelo Branco]  passar um fim de semana e visitará alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como o Castelo, Jardim do Paço, os Museus, Centro Cultural, tomar banho na barragem, fazer quase um best off  da cidade, para que quem não conhece a cidade, fique com vontade de a visitar".

Luís Diogo, realizador do "Pecado Fatal" filme bastante premiado a nível internacional , acredita que depois do sucesso desse filme, "Uma vida sublime" terá também bastante sucesso, e será muito visto no estrangeiro, é por isso uma boa oportunidade de promover a cidade de Castelo Branco.

"Pecado Fatal, está a passar em várias televisões no mundo,  este penso que vai ser muito mais visto, vai ter outras condições e portanto espero que muita gente fique com curiosidade de vir conhecer a cidade" afirma o realizador.

O filme terá o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB