Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 16 de agosto de 2011

Maioria dos alemães defende saída da Grécia do euro - sondagem Bloomberg

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A maioria dos alemães inquiridos por uma sondagem da agência de informação financeira Bloomberg defendem a saída da Grécia da zona euro, de acordo com o estudo ontem divulgado.

A maioria dos alemães inquiridos por uma sondagem da agência de informação financeira Bloomberg defendem a saída da Grécia da zona euro, de acordo com o estudo ontem divulgado.

Segundo o inquérito levado a cabo em quatro países europeus, na Alemanha, 58 por cento dos inquiridos são a favor da saída da Grécia da União Económica e monetária, uma opinião partilhada por 45 por cento dos franceses inquiridos.

Apesar do significativo apoio à saída da Grécia do euro, o estudo demonstrou que a opinião pública da França e da Alemanha se mantém a favor da permanência dos seus países na zona euro: 53 por cento dos franceses querem continuar na moeda única, o mesmo acontecendo com 48 por cento dos franceses inquiridos.

Já no Reino Unido, 85 por cento estão contra a substituição da libra pelo euro.

O mesmo estudo mostrou ainda que alemães, franceses e britânicos estão contra novos pacotes de resgate a países da zona euro.

Questionados sobre se estariam a favor de uma nova ajuda financeira “mesmo que essa fosse necessária para manter intacta a zona euro”, 59 por cento dos alemães manifestaram-se contra face a apenas 20 por cento apoiariam a iniciativa.

Em França, 47 por cento dos inquiridos manifestaram-se contra face a 27 a favor, enquanto no Reino Unido a oposição é ainda maior. Entre os ingleses, 65 por cento disseram ser contra enquanto apenas 13 por cento responderam ‘sim’.

A crise da dívida na Europa também está atingir os líderes políticos, mostra o mesmo estudo, que refere que, na Alemanha, 75 por cento dos inquiridos desaprovam as ações da chanceler Angela Merkel, enquanto 47 por cento dos franceses desaprovam o seu governo.

A sondagem, que foi realizada entre 9 e 12 de agosto inquiriu 2700 adultos no Reino Unido, 1061 na Alemanha, 1007 na Alemanha e 1014 em França.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!