Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de março de 2016

Penamacor acolheu Festival de Grupos Musicais Seniores

Por: Diario Digital Castelo Branco

Inserido num contexto de animação lúdica, a vigésima edição do Festival de Grupos Musicais Seniores, que teve como anfitriã a Academia Sénior de Penamacor, contou este ano com a participação de cinco Universidades e Academias Seniores de todo o país.

Inserido num contexto de animação lúdica, a vigésima edição do Festival de Grupos Musicais Seniores, que teve como anfitriã a Academia Sénior de Penamacor, contou este ano com a participação de cinco Universidades e Academias Seniores de todo o país.

 A Universidade Sénior de Grândola, Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, Academia Sénior de Covilhã, Universidade Sénior de Idanha-a-Nova e a Academia Sénior de Penamacor com diferentes propostas musicais.

O Palace Hotel de Penamacor foi reservado, na 6ª-feira passada, para um dia cheio de dinâmicas que promoveu, através da música, o convívio intergeracional e a animação entre as entidades integrantes da Rede das Universidades da Terceira Idade (RUTIS), que conta atualmente com 270 universidades e academias inscritas representando mais de 40 mil alunos e 5 mil professores voluntários.

Teresa Magalhães, diretora adjunta da ADRACES, frisou a importância deste singular espetáculo, o primeiro do género realizado em Penamacor que junta o que de melhor se faz nas academias e universidades do país para valorizar e preservar a riqueza do património musical coletivo, em que participam alunos e professores, e que se traduz “num projeto de afetos, de partilha do conhecimento, do bem-estar para que sejamos todos muito mais felizes”. Lembrou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido nas duas academias seniores geridas pela ADRACES, o envolvimento incansável dos alunos e professores e agradeceu à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Penamacor, que “mais do que parceiras da Academia Sénior anfitriã, têm caminhado lado a lado com  ADRACES na procura de soluções para que o projeto cresça, seja sustentável e seja um sucesso”.

António Luís Soares, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, evocou todos quantos deram alma a este encontro de música e diante da grande moldura humana deixou os votos de um dia bem passado em Penamacor. “Cada vez sinto mais orgulho na Academia Sénior de Penamacor que dignifica as nossas terras e as nossas gentes. As pessoas gostam do que fazem, sentem orgulho em participar neste projeto e vejo que até estão cada vez mais jovens”. O autarca, que agradeceu todo o trabalho que a ADRACES está a realizar, elevou o agradecimento à  Alcaldesa de Valverde del Fresno, Cristina Carrasco Obregón, presente no evento, uma vez que o município de Penamacor tem vindo a desenvolver projetos de cooperação transfronteiriça com aquele território da raia, deixando antever futuras ações nesta área social entre Penamacor e Valverde del Fresno.

Luís Jacob, presidente da RUTIS, Rede das Universidades da Terceira Idade, presente neste Festival de Grupos Musicais Seniores, que atestou o envolvimento dos mesmos, numa congregação de sinergias e promoção da qualidade de vida, referiu que “a organização a cargo da Academia Sénior de Penamacor é a forma de premiar o mérito e a excelência desta academia que soube envolver todas as entidades que propôs um encontro com a música e o talento”. Nesta linha de reconhecimento, Luís Jacob anunciou que o Festival de Música Senior em Penamacor deu o arranque ao calendário de atividades da RUTIS, estando já agendados os próximos festivais musicais para o dia 22 de abril em Albergaria-a-Velha, 4 de Maio em Abrantes e, por último, 25 de Maio em Viana do Castelo, fazendo face às mais de 90 inscrições, dado que “este evento de talento onde os seniores se sentem cada vez mais úteis, ativos, saudáveis, criativos valorizados e felizes marca já o calendário anual da Rede das Universidades de Terceira Idade”.

Nesta vigésima edição, a envolvência deste festival, num universo que representou cerca de 250 participantes no total, mostrou uma variadíssima oferta de prestígio e talento através de um conceito audaz que nasceu da participação e empenho das várias instituições seniores que subiram ao palco com ritmos e sonoridades de vários géneros.

A Academia Sénior de Penamacor acolheu os alunos, professores e dirigentes que trabalharam arduamente e sobretudo com uma enorme motivação e proporcionou um espectáculo único, pela sua dimensão e peculiaridade nunca realizado na vila raiana.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!