Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de março de 2016

Vila Velha de Ródão com “Uma árvore por dia, 365 dias por ano”

Por: Diario Digital Castelo Branco

Decorreu na passada 6ª-feira, dia 18, a assinatura do protocolo de cooperação “ Plante uma árvore 365 dias por ano”, entre o Município, o Agrupamento de Escolas a Celtejo, The Navigator Tissue Ródão e o Clds.3G de Vila Velha de Rodão.

Decorreu na passada 6ª-feira, dia 18, a assinatura do protocolo de cooperação “ Plante uma árvore 365 dias por ano”, entre o Município, o Agrupamento de Escolas a Celtejo, The Navigator Tissue Ródão e o Clds.3G de Vila Velha de Rodão.

O evento foi promovido através do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento que, segundo o comunicado a que o Diário Digital teve acesso, têm um papel preponderante no contributo da responsabilidade ambiental do concelho.

Esta ação está enquadrada no Dia Mundial da Árvore que se assinala, anualmente, a 21 de março e tem por objetivo congregar esforços das entidades envolvidas no sentido de haver um impacto positivo no território através de uma real cidadania participativa.

Após a leitura do protocolo tiveram lugar as intervenções de Jorge Gouveia, diretor do Agrupamento de Escolas; de Carlos Coelho, diretor-geral da Celtejo; de José Miranda, diretor geral da Navigator Tissue Ródão; do Tenente Tiago Delgado, em representação do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco; e de Luís Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

Luís Pereira, a propósito da assinatura do contrato de cooperação - Uma árvore por dia, 365 dias por ano - considera que o esforço conjunto das entidades envolvidas neste âmbito vai ter resultados frutuosos na sustentabilidade do ambiente no concelho. A este propósito referiu “o nosso ambiente está a mudar de muitas formas e a um ritmo sem precedentes e em que a problemática da proteção da natureza e defesa do meio ambiente tomam cada vez mais importância, sensibilizar as crianças, famílias e restante comunidade para esta questão”. “Através da plantação anual de 365 árvores, prioritariamente da flora autóctones (pinheiros, sobreiros,..), pelas freguesias do concelho de Ródão, cria-se uma resposta integrada e em rede ao preenchimento e valorização da mancha verde deste território.” 

Acrescentou ainda que vão ser selecionados locais para este propósito sendo que as 1ªas ações vão acontecer na Santa Casa da Misericórdia e na sede do Agrupamento de Escolas.  

Durante este dia, cerca de 85 crianças e 22 idosos participaram nas várias ações( declamação de poesia por Silvério Dias, distribuição e plantação de árvores e atelier de pintura intergeracional) que tiveram lugar no Lar nº3 da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.

As comemorações do Dia da Árvore em Vila Velha de Ródão ficam marcadas pelo envolvimento e participação das entidades que colaboraram nesta iniciativa bem como o compromisso assumido por todos realçando o objetivo primordial - educar para o ambiente e o desenvolvimento é indubitavelmente um fator decisivo na construção da mudança.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!