Fundão: “Verónica, A Sexta Estação” na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes

No âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, vai realizar-se, este sábado, dia 12, às 21.30 horas, na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes, o espetáculo musical “Verónica, a Sexta Estação”.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-03-10 09:28
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, vai realizar-se, este sábado, dia 12, às 21.30 horas, na Igreja Matriz de Aldeia de Joanes, o espetáculo musical “Verónica, a Sexta Estação”.

A Verónica, tema principal deste espetáculo, traz consigo a história de uma mulher que limpa o rosto de Jesus Cristo mostrando depois a imagem do mesmo para converter-se no “vero-icon”.

“Nada do que veremos neste espetáculo é real, mas sim uma invenção baseada numa tradição que ainda hoje vive entre nós. Teremos o privilégio de ouvir algumas “Verónicas” que conservam a sabedoria dos anciães. Estas Verónicas distribuídas na Igreja à imagem da região representam a tradição da sua própria aldeia e serão envolvidas de passagens musicais que imprimem a mesma dor que ela canta”.

Os elementos, desde o início do espetáculo, irão remeter-nos à representação da tradição religiosa que envolve a Verónica. A componente celestial forma parte da escolha das peças musicais. A harpa, com forma triangular, simboliza a numerologia que encerra o número três, assim como também está ligada na mitologia aos ciclos: ao nascimento e morte dos processos naturais. A harpista chamada Veronica irá representar o início e o fim da viagem.

O espetáculo será protagonizado pelos seguintes intervenientes: Esperanza Mara, direção e criação artística, voz e viola de gamba; Veronica Febbi, harpa; Miguel Angel Fraile, instrumentos de sopro; Tiago Soares, percussão; Ana Maria (Capinha), Maria Pereira (Pêro Viseu), Anabela Fians (Fatela), Maria Helena Nunes (Telhado), como Verónicas.

PUB

PUB

PUB

PUB