Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A presidente da Associação, Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), Gabriela Nunes, disse que quer criar um gabinete de apoio aos jovens e adultos com deficiência para os integrar na comunidade no pós-escola.
A presidente da Associação, Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), Gabriela Nunes, disse que quer criar um gabinete de apoio aos jovens e adultos com deficiência para os integrar na comunidade no pós-escola.
"O objetivo da Erid passa pela criação de um gabinete de apoio a jovens e adultos com deficiência que já não estão a frequentar a escola. Esta é a grande falha que se verifica no país. Depois da escola, não há nada, ficam sem ocupação", disse a presidente da direção daquela instituição de Castelo Branco.
Esta responsável explica ainda que, após o período escolar, estes jovens e adultos com deficiência "ou entram para um centro de atividades ocupacionais, que à partida é para deficientes mais profundos, ou ficam sem qualquer ocupação".
A associação de Castelo Branco já avançou com a candidatura do "Projetos de Vida - Capacitar para a Autonomia" ao Movimento Mais para Todos.
A criação deste gabinete de apoio a programas incluídos na comunidade destina-se a jovens e jovens adultos com deficiência no sentido de promover as suas competências psicossociais e socioprofissionais e os apoiar na construção de um projeto de vida inclusivo.
Tem como população-alvo direta cerca de 20 jovens e adultos e irá, indiretamente, envolver cerca de uma centena de indivíduos, desde famílias, voluntários e empresas.
Gabriela Nunes sublinha que existe um único projeto-piloto no país.
"Nós queremos avançar com um em Castelo Branco. Este projeto implica a implementação de atividades inovadoras no concelho e propomos ainda o trabalho em rede, intergeracional e inclusivo, onde se incluem pessoas em situação de isolamento ou desocupação que podem participar nas atividades e/ou serem voluntários", disse.
A Erid tem já um conjunto vasto de parceiros, que vão desde empresas, escolas profissionais e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, autarquias, associações, entre outros.
Gabriela Nunes adiantou ainda que a associação vai ter novas instalações, cedidas pelo município de Castelo Branco.
"A antiga escola do Matadouro foi cedida pela Câmara de Castelo Branco à Erid. As instalações estão a ser alvo de reabilitação, mas esperamos que para o verão se possa mudar", concluiu.
A Erid foi uma das associações contempladas pela segunda edição do Movimento Mais para Todos, com uma verba de cerca de nove mil euros que vai ser aplicada em equipamentos e mobiliário para as suas novas instalações.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet