Por: Diario Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Oleiros está a instalar uma rede primária de faixas de gestão de combustível, um investimento de 1,5 milhões de euros, e tem mais 600 mil euros aprovados para pontos de água no concelho.
A Câmara Municipal de Oleiros está a instalar uma rede primária de faixas de gestão de combustível, um investimento de 1,5 milhões de euros, e tem mais 600 mil euros aprovados para pontos de água no concelho.
O Município anuncia em comunicado que "a forte aposta na floresta tem passado por algumas candidaturas como a instalação de uma Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, candidata ao Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), que compreende um investimento total de 1,5 milhões de euros".
Esta é uma infraestrutura de defesa da floresta contra incêndios, com uma largura das faixas de 125 metros que permite estruturar todas as estratégias de combate mais aconselháveis à segurança das forças de combate e abrange uma área total de 1.632 hectares.
O autarca Fernando Jorge, declara que "tem já aprovados 600 mil euros no âmbito de uma candidatura ao PDR 2020, para a construção de 14 pontos de água no concelho".
A construção destes reservatórios de água para defesa da floresta contra incêndios, vão reforçar os já existentes, garantindo o ataque aos incêndios, tanto por meios terrestres como por meios aéreos.
O sistema de videovigilância adquirido pelo município de Oleiros em 2015 vai ser reforçado este ano, com a instalação de mais duas câmaras, perfazendo um total de quatro instaladas no concelho.
"Até ao início da época crítica de incêndios do presente ano espera-se que estejam em funcionamento mais duas câmaras. Uma na Ameixoeira (Estreito/Vilar Barroco) e uma outra em Zibreiro (Orvalho)", lê-se no comunicado.
A autarquia realça ainda o trabalho de beneficiação da rede viária florestal que está a ser feito com financiamento do município e que vai melhorar a acessibilidade aos terrenos florestais, quer para a sua gestão, quer para a sua defesa em caso de incêndio.
O concelho de Oleiros conta ainda com 10 equipas de vigilância e primeira intervenção no período crítico dos incêndios florestais, pertencentes às juntas de freguesia.
Este município do distrito de Castelo Branco está a desenvolver ações de sensibilização e de informação junto das crianças dos infantários de Oleiros, visitas aos bombeiros com as várias escolas do concelho e visitas aos lares para esclarecer sobre medidas de autoproteção.
A iniciativa, que integrou a celebração do Dia Internacional da Proteção Civil, vai prolongar-se ao longo do mês de março e conta com a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet