Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de março de 2016

Covilhã: Secretária de Estado inaugurou novas instalações da APPACDM

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã conta a partir desta 5ª-feira com novas instalações, uma obra que implicou um investimento de 2,5 milhões de euros.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã conta a partir desta 5ª-feira com novas instalações, uma obra que implicou um investimento de 2,5 milhões de euros.

A cerimónia de inauguração foi realizada com a participação da secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O novo equipamento permitirá duplicar a capacidade do centro de atividades ocupacionais, passando de 30 para 60 utentes e permitiu criar a nova valência de lar para 24 pessoas.

Junta-se ainda uma residência autónoma com capacidade para cinco pessoas, além de um aumento de 16 para 37 trabalhadores.

"São instalações que nos permitem agora subir mais alguns degraus na missão que abraçámos e torna possível concretizar a visão e os sonhos em que acreditámos", destacou António Marques, presidente da APPACDM.

Este responsável, que fez questão de destacar os apoios recebidos de várias entidades privadas e públicas, lembrou igualmente que o edifício tem "espaços pensados ao pormenor com o objetivo de proporcionar mais e melhores condições a quem é diferente".

Uma oferta que passa pela formação em carpintaria ou pela aposta no desporto, que já levou atletas desta instituição a diversos locais do país, bem como a Atenas (2011), a Antuérpia (2014) e a Los Angeles (2015).

Os ateliês em áreas como o têxtil, as artes plásticas, informática, a musicoterapia, a formação musical ou a constituição de um grupo de bombos são outras das componentes desta instituição que, através de protocolos com todos os agrupamentos escolares do concelho, dá ainda apoio a alunos com necessidades educativas especiais.

"Um bom exemplo da resposta social que vai surgindo no país", resumiu a secretária de Estado.

Ana Sofia Antunes elogiou igualmente facto de as novas instalações integrarem a componente de uma residência autónoma, que classificou como uma "solução inovadora, que permitirá ir ao encontro do cumprimento daqueles que são os verdadeiros corolários da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU".

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, lembrou que a ação desta instituição coincide com as três principais preocupações da autarquia, ou seja, criação de emprego, ação social e educação.

"É uma importante obra para o concelho. Acho que qualquer autarca, qualquer presidente de câmara se sentiria muito feliz porque nem todos os dias se tem o privilégio de inaugurar uma obra com esta importância e, ainda mais, com esta finalidade", apontou.

A AAPCDM da Covilhã foi criada em 2006, tendo as instalações em que funcionava até agora (antiga esquadra da PSP) sido inauguradas em 2007.

O investimento global para a concretização desta obra foi de 2,5 milhões de euros, 1,6 dos quais sido comparticipados.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!