Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 17 de junho de 2011

Merkel e Sarkozy procuram hoje em Berlim solução para crise grega

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, reúnem-se hoje, em Berlim, para debater o impasse sobre a ajuda financeira suplementar à Grécia, como forma de evitar a bancarrota deste país da zona euro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, reúnem-se hoje, em Berlim, para debater o impasse sobre a ajuda financeira suplementar à Grécia, como forma de evitar a bancarrota deste país da zona euro.

O encontro foi inicialmente agendado para preparar a cimeira europeia de junho, tradicionalmente dedicada a temas económicos de rotina, e para debater outros temas da agenda europeia e internacional.

Porém, o agravamento da crise social e política em Atenas dominará por completo a conversa entre Merkel e Sarkozy, relegando para segundo planos temas como as revoltas no mundo árabe e a intervenção da NATO na Líbia, segundo fontes diplomáticas.

A Europa comunitária espera que a chanceler e o chefe de Estado francês mostrem o caminho para ajudar a Grécia, depois de os ministros das Finanças da zona euro não terem conseguido chegar a acordo, numa reunião que decorreu no princípio desta semana, em Bruxelas.

A grande maioria dos países da moeda única está de acordo em exigir a participação dos credores privados, como bancos e seguradoras, na solução financeira para a Grécia, mas divergem quanto à metodologia.

Assim, boa parte dos Estados do euro, incluindo a França, e também a Comissão Europeia e o banco Central Europeu, rejeitaram a proposta alemã para prolongar a maturidade dos títulos da dívida grega por mais sete anos, receando que esta medida seja interpretada pelos mercados financeiros como incumprimento da Grécia.

Entretanto, na véspera da cimeira franco-alemã, o comissário para os assuntos financeiros, Olli Rehn, anunciou, em Bruxelas, que a ajuda à Grécia será levada a cabo em duas fases.

Na primeira fase, ou seja, já no próximo domingo, em novo encontro de ministros das finanças da zona Euro, deverá ser libertada a próxima “tranche” do empréstimo em vigor da União Europeia e do FMI, para que Atenas honre compromissos financeiros imediatos.

A segunda fase, que incluirá novo pacote de ajudas, exige negociações mais aturadas, e só deverá haver uma decisão final em meados de julho, ou até mais tarde.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!