Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Pedro Passos Coelho tornar-se-á o 17.º primeiro-ministro da União Europeia pertencente ao Partido Popular Europeu (PPE), família política na qual o PSD está integrado, e que continua a consolidar a sua hegemonia na Europa.
Pedro Passos Coelho tornar-se-á o 17.º primeiro-ministro da União Europeia pertencente ao Partido Popular Europeu (PPE), família política na qual o PSD está integrado, e que continua a consolidar a sua hegemonia na Europa.
O presidente do PPE, Wilfried Martens, disse hoje estar “desejoso de felicitar pessoalmente Pedro Passos Coelho”, o que acontecerá na próxima cimeira dos populares europeus, que se realiza em Bruxelas à margem do próximo Conselho Europeu, a 23 e 24 de junho.
Depois de já ter saudado, domingo, a “substancial vitória do centro-direita em Portugal”, pela voz do seu líder parlamentar, Joseph Daul, o PPE, através de Martens, voltou hoje a felicitar Passos Coelho pela vitória do PSD nas eleições legislativas, bem como o resultado alcançado por Paulo Portas, líder do CDS-PP, também pertencente aos populares europeus e anunciado parceiro de coligação dos sociais-democratas no futuro Governo.
“O povo português confiou nos partidos membros do nosso PPE a missão de levarem a cabo as reformas económicas estruturais e económicas difíceis mas necessárias, no quadro do acordo do programa de assistência financeira”, comentou Martens, segundo o qual “esta viragem para o centro-direita trará um novo ímpeto e estabilidade política a Portugal”.
O PPE é a maior família política europeia, contando atualmente com 16 chefes de Estado ou de Governo entre os 27 Estados-membros da União Europeia, a maior bancada do Parlamento Europeu, e os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, Conselho, Herman van Rompuy, e Parlamento Europeu, Jerzy Buzek.
O PSD venceu as eleições legislativas de domingo com 38,6 por cento, elegendo 105 deputados, o PS obteve 28 por cento (73 deputados), o CDS-PP 11,7 por cento (24 deputados), o PCP 7,9 por cento (16 deputados) e o Bloco de Esquerda 5,2 por cento (oito deputados).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet