Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 30 de setembro de 2014

Controlinveste Conteúdos convida Afonso Camões para diretor do JN

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Conselho de Administração da Controlinveste Conteúdos anunciou hoje aos trabalhadores que convidou o ainda presidente da Lusa, Afonso Camões, para ser diretor do Jornal de Notícias (JN).

O Conselho de Administração da Controlinveste Conteúdos anunciou hoje aos trabalhadores que convidou o ainda presidente da Lusa, Afonso Camões, para ser diretor do Jornal de Notícias (JN).

"O Conselho de Administração da Controlinveste Conteúdos informa ter convidado o jornalista Afonso Camões, atual presidente do Conselho de Administração da Lusa, para exercer as funções de diretor do Jornal de Notícias", refere a empresa numa nota interna a que a Lusa teve acesso.

A empresa que detém o Diário de Notícias (DN) e a rádio TSF acrescenta que, “após o cumprimento de algumas formalidades prévias, o Conselho de Administração da Controlinveste Conteúdos solicitará nos termos da Lei de Imprensa o necessário parecer ao Conselho de Redação do JN”.

Camões anunciou hoje, numa carta aos trabalhadores, que iria abandonar o lugar de presidente da Lusa.

Segundo o gabinete do ministro da tutela, Afonso Camões vai ficar em funções até final de outubro.

"Por razões estritamente profissionais, o presidente do Conselho de Administração pediu esta tarde ao presidente do Conselho Fiscal que aceitasse a sua renúncia" ao cargo, explicou o gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

Afonso Camões "ficará em funções até final do mês de outubro", sendo que "até final deste prazo os acionistas irão encontrar uma solução", concluiu.

“Aos trabalhadores da Lusa quero manifestar o meu profundo agradecimento pelo caminho que fizemos juntos”, afirmou Afonso Camões, que é administrador da Lusa desde setembro de 2005 e presidente do Conselho de Administração desde há cinco anos.

Antes de chegar à Lusa em 2005, Afonso Camões foi administrador executivo da Controlinveste Media, com responsabilidades na área editorial do grupo e funções de gestão nas empresas do Jornal do Fundão, Açoriano Oriental (Açormédia) e Diário de Notícias/Madeira (EDN), entre agosto de 2005 e abril de 2009, período em que assumiu também uma vice-presidência da Associação Portuguesa de Imprensa.

Enquanto jornalista começou por colaborar no Jornal do Fundão e no Reconquista e foi fundador da revista “Praxis”, da Faculdade de Economia do Porto (1976-78).

Obteve o título profissional de jornalista em O Primeiro de Janeiro (1979) e foi colaborador permanente de O Jornal, entre 1982 e 1985. Integrou a equipa fundadora do Semanário, como chefe da delegação do Porto e, mais tarde, foi editor do Expresso, com a responsabilidade da criação e coordenação da Rede Expresso de informação regional.

Foi também administrador da Informarte, Informação Regional, fundador e diretor da Gazeta do Interior, e consultor da Sojormedia (Grupo Lena).

Em Macau, nos últimos 10 anos de administração portuguesa naquele território do Extremo Oriente, foi Diretor de Comunicação Social e administrador da Teledifusão de Macau (TDM), integrou o Grupo de Trabalho para a TV por Cabo e foi diretor da revista "Macau".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!