Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 15 de maio de 2011

Itália: Começa hoje a votação em eleições locais que Berlusconi converteu num teste pessoal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi enfrenta hoje e segunda-feira o seu primeiro teste eleitoral desde o caso “Rubygate”, em autárquicas onde estão em causa as importantes câmaras de Milão, sua cidade natal, ou de Nápoles.

O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi enfrenta hoje e segunda-feira o seu primeiro teste eleitoral desde o caso “Rubygate”, em autárquicas onde estão em causa as importantes câmaras de Milão, sua cidade natal, ou de Nápoles.

Berlusconi converteu este escrutínio num desafio pessoal e protagonizou uma campanha obstinada, sobretudo em Milão, onde apelou aos eleitores para votarem nos seus candidatos como prova de um sinal de apoio ao governo nacional.

São as primeiras eleições desde que “Il Cavaliere” foi forçado a comparecer em tribunal por alegado envolvimento com uma prostituta menor de idade no chamado “Rubygate”.

“Temos de vencer não apenas para garantir um bom governo para as cidades mas também – e acima de tudo – para confirmar e reforçar o governo nacional”, disse numa mensagem inserida no sítio na Internet do seu partido.

Cerca de 13 milhões de eleitores, perto de um quarto da população italiana, estão convocados para um escrutínio que envolve 1.200 cidades e vilas do país.

As atenções concentram-se em Milão, onde a presidente da câmara, aliada de Berlusconi, espera renovar o mandato, e em Nápoles, onde a coligação do primeiro-ministro pretende desalojar o centro-esquerda, que se mantém no poder há vários mandatos.

As eleições locais também abrangem a cidade industrial de Turim, sede do gigante da indústria automóvel Fiat, e Bolonha. As previsões indicam que estes dois centros urbanos permaneçam controlados pela oposição de centro-esquerda.

Berlusconi investiu sobretudo em Milão. É nesta cidade que está concentrado o Mediaset, o seu império mediático do grupo Fininvest, a sua equipa de futebol AC Milan, e onde nos arredores construiu a mansão onde habita. Mas Milão é também a cidade onde Berlusconi enfrenta um julgamento sob a acusação de ter fornecido dinheiro a uma menor em troca de favores sexuais, para além de outros casos judiciais.

As sondagens foram suspensas devido à campanha, mas Berlusconi, 74 anos, insiste que ainda garante o apoio de mais de 50 por cento do eleitorado. No entanto, e apesar da agressiva campanha promovida pelo primeiro-ministro, os observadores admitem que a sua candidata Letizia Moratti deverá ser forçada a uma segunda volta.

Milão é ainda o bastião da Liga do Norte, o xenófobo parceiro de coligação de Berlusconi e que continua a insistir na ampliação da autonomia para as regiões ricas do norte da Itália. Os observadores também advertem que, apesar de a Liga do Norte e o partido Povo da Liberdade, de Berlusconi, apoiarem Moratti, um resultado convincente da Liga poderá comprometer o atual o equilíbrio de poder no governo nacional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!