Castelo Branco: Bielnal do Azeite promove azeitona de mesa

Num ano da autossuficiência de azeite, a BIENAL de azeite reúne a partir desta 6ª-feira até domingo em Castelo Branco todas as regiões de denominação de origem protegida. Este ano a organização vai destacar a azeitona de mesa.

  • Região
  • Publicado: 2014-07-04 10:41
  • Por: Cristina Valente

Castelo Branco recebe a partir desta 6ª-feira até domingo a 4ª edição da Bienal do Azeite, uma mostra nacional dedicada a este produto bem característico desta região, por onde se espera passem cerca de 70 mil pessoas.

A Devesa, Centro Cívico da cidade, assume-se uma vez mais como palco e ponto de encontro do debate e da partilha de saberes. O evento, de caracter nacional, contará com cerca de 100 expositores divididos em dois espaços, um com o tema “O mundo do Azeite” e outro dedicado aos produtores da região com o tema “Beira Baixa” onde os produtores poderão vender os seus produtos, “a venda no certame, e pela experiência anterior pode representar 4 a 5 meses de vendas nas pequenas lojas, ou seja um valor significativo para os produtores” afirma João Pereira da Associação Portuguesa de Produtores de Azeite da Beira Interior (APPABI).

A Bienal, é uma organização da Autarquia Albicastrense, da APPABI, Confraria do Azeite e Casa do Azeite, e representa um investimento de cerca de 200 mil euros.

O evento “integra-se na estratégia para o setor agroalimentar, de promoção dos nossos produtos locais e neste caso concreto do azeite”, afirmou Luís Correia, autarca Albicastrense.

O tema principal do certame este ano é a azeitona de mesa, “um tecido produtivo muito pouco badalado, falamos muito do azeite e pouco da azeitona de mesa, em particular nesta região existem ainda duas variedades muito importantes para a azeitona de mesa, a Galega e a Cor de Vil” afirmou João Pereira.

O presidente da APPABI destaca também a “pequena economia” associada a este produto.

A conferencia do dia 4 de julho é precisamente sobre o tema “Azeitona de Mesa em Portugal: Potencialidades e Perspetivas”, vai ter lugar às 14:30 na Biblioteca Municipal e é nada mais nada menos que a 1ª Conferência sobre este tema em Portugal.

Este ano as provas comentadas serão de azeitona de mesa, algo também inédito, e terão lugar, sábado e domingo com início às 15:00. A aposta nesta área é grande e neste momento dois técnicos de Castelo Branco estão a frequentar um curso de especialistas de provadores de azeitona de mesa, com esta formação, que decorre com o apoio do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar (CATAA)  até final do ano estará constituído o primeiro painel de provadores de mesa do país.

A animação vai ser uma constante ao longo dos três dias, com o Chapitó, a música marcará também presença, na sexta-feira, dia 4, às 22 horas, o centro da cidade vai acolher um baile popular e no dia 5, também às 22 horas, sobem ao palco os Xutos & Pontapés, que estão a comemorar os 35 anos de carreira.

                                           

PUB

PUB

PUB

PUB