Penamacor lança 2ª edição da Revista de Religiosidade Popular

A segunda edição da Revista de Religiosidade Popular já foi lançada. Esta edição segue na sequência das Jornadas de Religiosidade Popular, realizadas em Penamacor desde 2022, e que são o resultado do esforço perpetuado – e sistemático – do Município de Penamacor em alavancar iniciativas com forte pendor académico em territórios cuja tradição os coloca fora dos meandros da investigação científica.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-05-21 07:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A observação do território à lupa converte-o num laboratório com uma enorme potencialidade científica. É nesta ótica que a primeira edição das “Jornadas de Religiosidade Popular”, dedicadas aos cultos e romarias da raia ibérica, ganharam forma e se materializaram numa região cuja temática tem fortes implicações na malha social destes povos, mas que ganha peculiar interesse pelos seus particularismos.

Na sequência desta política de salvaguarda e divulgação do património cultural material e imaterial de cultos religiosos presentes na raia ibérica e em outros pontos de Portugal, o Município de Penamacor, contando com o apoio da Universidade de Salamanca e do Instituto de Estudos Antropológicos de Castela e Leão, decide materializar todas as comunicações destas jornadas, alavancando a criação de uma ferramenta de estudo dedicada a sistematizar e divulgar estes importantes marcos antropológicos das comunidades locais, nascendo, assim, a Revista de Religiosidade Popular.

A versão digital da 2ª edição da Revista de Religiosidade Popular já se encontra disponível para download no portal do Município em https://www.cm-penamacor.pt/p/revistadereligiosidadepopular

PUB

PUB

PUB

PUB