Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Grupo Modas e Adufes de Proença-a-Velha celebrou 8º aniversário Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Grupo Modas e Adufes de Proença-a-Velha celebrou 8º aniversário

O Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha comemorou este fim de semana o seu 8º aniversário.

  • Cultura
  • Publicado: 2014-07-02 14:25
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha comemorou este fim de semana o seu 8º aniversário.

Foram dois dias repletos de atividades promovidas pelo grupo em Proença-a-Velha, que arrancaram com uma sardinhada oferecida à população, na noite de sábado. Em plena época dos Santos Populares, o concorrido arraial proporcionou à freguesia um serão típico destas festas portuguesas.

A animação continuou no domingo de manhã, primeiro com uma missa festiva ao som do tradicional adufe, e, em seguida, com um almoço convívio para toda a população.

Seguiu-se uma tarde cultural preenchida por uma atuação do grupo aniversariante e por jogos tradicionais que divertiram miúdos e graúdos.

A festa atraiu centenas de pessoas e terminou em grande com a partilha do tradicional bolo de aniversário.

O Modas e Adufes é atualmente composto por 25 elementos, com idades que vão dos 4 aos 80 anos. Um dos membros coordenadores é a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, que vê nesta festa anual uma oportunidade do grupo agradecer o apoio da população.

“O grupo foi constituído por vontade popular, e só faz sentido continuar a preservar as tradições, se isso for feito com a população e transmitido às gerações mais novas”, observa Helena Silva.

O Modas e Adufes está integrado no seio da Proençal – Liga de Desenvolvimento de Proença-a-Velha. O presidente desta coletividade, Francisco Silva, enaltece o papel do grupo etnográfico como grande embaixador da música, tradições e património cultural da freguesia, no país e no estrangeiro.

PUB

PUB

PUB

PUB