Por: Diario Digital Castelo Branco
A coligação Aliança Portugal, entre o PSD e o CDS-PP, foi a vencedora das Eleições Europeias em Vila de Rei, no passado domingo, atingindo a preferência de 50,41% dos eleitores Vilarregenses.
A coligação Aliança Portugal, entre o PSD e o CDS-PP, foi a vencedora das Eleições Europeias em Vila de Rei, no passado domingo, atingindo a preferência de 50,41% dos eleitores Vilarregenses.
O PS foi a segunda força política mais votada, com 17,22%, seguindo-se o Partido da Terra com 5,93%. O PCP-PEV obteve 3,43% dos votos, seguindo-se o BE com 1,19% e o PND com 1%.
O número de votos brancos no Concelho atingiu os 6,3%, enquanto que o valor de votos nulos foi de 8,8%.
Em termos de abstenção, Vila de Rei registou a taxa mais baixa a nível nacional, com 45,61%
Segundo dados da Direção Geral da Administração Interna, na lista dos Concelhos com menor taxa de abstenção seguem-se Sardoal (48,73%), Mação (49,55%), Avis (49,66%) e Aljustrel (53,48%).
A média nacional de abstenção foi de 66,1%, havendo inclusive seis Concelhos onde esta taxa foi superior a 80%.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal local, declara que “Apesar das elevadas taxas de abstenção a nível nacional, os Vilarregenses souberam compreender a importância do seu voto nestas Eleições Europeias, levando o nosso Concelho a apresentar a menor percentagem de abstenção nacional. Os nossos eurodeputados são os responsáveis por representar e defender Portugal no Parlamento Europeu, sendo a sua eleição de extrema relevância para o nosso País.” conclui o autarca.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet